Curso de confeitaria gratuito pode dar início a um novo negócio

Por Redação Azulis

Um curso de confeitaria gratuito pode ser a porta de entrada para um negócio próprio. Veja opções de cursos com certificado.

Curso-de-confeitaria-gratuito

Se você pensa em investir no seu talento com doces, realizar um curso de confeitaria gratuito pode ser uma excelente forma de começar. Afinal, estruturar um negócio, por menor que seja, exige conhecimento técnico da sua área de atuação.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre essa realidade e dar  dicas de cursos que você pode realizar gratuitamentes. Fique ligado, pois essa capacitação pode ser o ponto de partida para um novo negócio de sucesso!

SAIBA+AZULIS: Rock Content cursos: principais qualificações na Rock University

Curso de confeitaria gratuito: o que é?

Ao ver um curso de confeitaria gratuito, você pode até estranhar e achar que se trata de alguma cilada. Mas não se preocupe: é tudo uma questão de estratégia.

Tanto empresas que estão iniciando na área quanto escolas tradicionais podem optar por oferecer gratuitamente alguns dos seus módulos básicos de ensino para atrair novos alunos e, posteriormente, vender etapas mais avançadas.

Ainda assim, vale a pena conferir qual é a instituição por trás do curso e analisar a sua reputação no mercado. Afinal, é preciso ter  atenção na hora de passar os dados pessoais adiante.

SAIBA+AZULIS: Como abrir uma padaria?

Como é um curso de confeitaria?

Um curso de confeitaria pode ser ministrado  online, por  vídeos, e presencialmenteA vantagem do segundo formato é poder tirar dúvidas enquanto coloca a mão na massa e prepara as receitas.

As aulas podem incluir questões teóricas, mas costumam ser mais práticas, com demonstrações de técnicas que vão servir de base para inúmeros preparos. A abordagem, em si, vai depender muito do foco definido pelo curso. Por isso, na hora de escolher, é fundamental olhar não só o título, mas também a ementa.

Vale a pena fazer um curso de confeitaria gratuito?

Gratuito ou não, fazer um curso sempre agrega ou atualiza conhecimentos. No caso da confeitaria, o importante é analisar a oferta de conteúdo em relação aos seus objetivos.

Talvez você já tenha conhecimento das técnicas básicas, mas pode querer um certificado que comprove isso para os seus clientes, por exemplo.

Um curso de confeitaria gratuito também pode trazer técnicas diferentes daquelas com as quais você costuma trabalhar. Além disso, nada impede que você encontre uma opção sem custo que ofereça princípios mais avançados ou que não faziam parte do seu leque de conhecimentos.

Então, a dica ao escolher uma capacitação na área é analisar caso a caso e fazer uma boa pesquisa de mercado para buscar as melhores soluções.

Cursos de confeitaria grátis

Para ajudar você nessa missão, separamos opções de cursos de confeitaria gratuitos que podem servir como um incentivo para o seu aperfeiçoamento profissional. Fique ligado nas dicas!

Bolo espatulado: técnicas e decorações

Ministrado por Camila Dutra, uma arquiteta com formação também em gastronomia, o curso ensina a preparar desde a massa até a decoração dos chamados bolos espatulados, que estão em alta no mercado.

O curso está disponível gratuitamente na plataforma EduK. No entanto, atenção a um detalhe: a reprise gratuita só ocorre em dias específicos, o que exige ficar de olho no calendário.

A EduK, inclusive, oferece diversas outras opções em confeitaria nesse mesmo estilo de reprodução. Clique nos links abaixo para conhecer mais alguns deles:

Confeitaria básica

Com duração de 50 horas, o curso de confeitaria básica traz noções básicas sobre o tema e aborda tópicos, como história da confeitaria; higiene da cozinha; utensílios e alimentos; medidas e pesos; tipos de batedeira; bico de confeiteiro e saco de confeitar; e técnicas e receitas que vão dos clássicos aos populares cupcakes.

Disponível gratuitamente no site daPrime Cursos, o treinamento também   oferece a opção de emitir certificado, a partir do pagamento de uma taxa.

Brigadeiro gourmet

Gravada em videoaulas, o curso de brigadeiro gourmet  na Prime Cursos é gratuita, tem 10 horas de duração e também pode garantir certificado a partir do pagamento de uma taxa.

Ao final das aulas, o aluno estará preparado para fazer sete receitas diferentes de brigadeiro gourmet: red velvet recheado, prestígio, paçoca, leite em pó, creme de avelã, floresta negra e Kit Kat.

Cursos disponíveis no YouTube

Agora, se o que você quer mesmo é aprender diferentes técnicas, mas não se importa com certificado ou formatos mais tradicionais, pode usar o YouTube como aliado.

Basta observar nossa lista de canais especializados em confeitaria. Alguns deles, inclusive, postam vídeos gravados durante cursos presenciais. Confira quatro opções:

  • Olga Noskova: confeiteira russa, ela é especialista na técnica de glaçagem, que deixa o bolo parecendo um verdadeiro espelho. A única limitação é o idioma, pois todos os vídeos são gravados em inglês.
  • Dulce Delight Brasil: a Raiza, responsável pelo canal, é brasileira e mora em Nova Iorque (EUA). Ela oferece publicações que ensinam desde receitas técnicas até aquelas com sabor de doce caseiro.
  • Danielle Noce: depois de morar dois anos na França e estudar confeitaria em uma das mais renomadas escolas da área, a Lenôtre, ela criou um canal em que ensina a preparar bolos, tortas, macarons e outras sobremesas.
  • Confeitaria Refinada: o canal é da Lidiane, uma professora de confeitaria que ensina receitas e dicas sobre como confeitar e decorar bolos.

Gostou do artigo? Então acesse o site da Azulis e confira outros conteúdos sobre o assunto.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!