Demanda Reprimida: o que é e como identificá-la

Por Redação Azulis

A demanda reprimida por ser uma excelente oportunidade de negócio, mas antes de aproveitá-la é preciso identificá-la, entenda

Demanda Reprimida

A demanda reprimida ocorre quando há o desejo do consumo, mas esse é impedido por falta de recursos. É uma oportunidade que pode (e deve!) ser aproveitada pela sua empresa, se reconhecida e estimulada da forma correta. 

Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Preparamos um artigo completo sobre tipos de demandas, no qual são detalhadas as características principais de cada uma delas e também alguns exemplos.

O que é demanda reprimida?

Quando o consumidor quer ou precisa adquirir um determinado produto ou contratar um serviço específico, mas não consegue por causa da falta de dinheiro/crédito, temos então uma demanda reprimida.

A demanda reprimida ainda pode existir nos casos em que ações do governo afetam diretamente a oferta de produtos/serviços, impossibilitando que todos os que desejam e necessitam não possam comprá-los.

E quando o consumidor fica impossibilitado de adquirir produtos ou serviços que necessita, caminhando ao lado da demanda reprimida temos a possibilidade de realização de diversas ações de negócios vantajosas para empresas e organizações que souberem aproveitar a oportunidade.

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Além da demanda reprimida, quais são os outros tipos de demanda?

A demanda é a necessidade que o consumidor tem quando deseja ou realmente precisa adquirir um produto ou serviço.

Como as relações entre querer, desejar e adquirir podem ser afetadas por inúmeros fatores, existem diversos tipos de demanda.

  • Demanda irregular: demanda que sofre com sazonalidade ou eventos imprevistos;
  • Demanda plena: demanda por produtos e serviços essenciais para o nosso dia a dia;
  • Demanda excessiva: demanda que não suporta a quantidade de consumidores interessados;
  • Demanda indesejada: demanda que trazem risco para a saúde, meio ambiente ou para a sociedade em geral.

Todos esses tipos de demanda têm características específicas e são determinadas por fatores que contribuem para a elaboração de um planejamento estratégico de uma empresa/organização.

Para entender com mais detalhes, confira esse artigo para saber como fazer uma boa gestão de negócio a partir da compreensão dos tipos de demanda.

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Como identificar uma demanda reprimida?

São muitas as oportunidades que uma demanda reprimida pode oferecer para uma empresa de determinado nicho.

Por isso, antes de tudo, é preciso saber como identificar uma demanda potencial para a partir de então elaborar estratégias de negócio.

As principais origens de uma demanda reprimida são:

  • Restrição do governo;
  • Falta de dinheiro/crédito por parte do consumidor;
  • Oferta limitada;
  • Falta de conhecimento sobre o produto/serviço por parte do consumidor.

Embora não seja fácil, identificar uma demanda reprimida pode ser fundamental para quem está iniciando um novo negócio.

Às vezes, a intuição do empreender possibilita que este perceba uma demanda reprimida diante de movimentos específicos tanto do público-alvo quanto de concorrentes ou do mercado em geral.

Mas isso não é o suficiente.

O ideal é que sejam realizadas constantes pesquisas tanto com clientes quanto com o público em geral para entender quais são as suas necessidades, anseios e empecilhos relacionados a determinado produto ou serviço.

Exemplos de demanda reprimida e como aproveitá-las

Identificadas as demandas reprimidas, o que fazer? Bem, não adianta ter conhecimentos sobre os fatores que geram as demandas reprimidas e qual é a demanda potencial que uma determinada empresa precisa analisar.

O principal ponto, então, é elaborar estratégias para através destas conseguir aproveitar as novas oportunidades de negócios.

Dessa mesma forma, podem ser elaboradas diferentes estratégias para cada demanda reprimida identificada.

Exemplo 1

Vamos pensar num cenário em que os consumidores não conseguem adquirir novos produtos como geladeiras, embora estejam precisando de novos itens, porque o governo aumentou o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) em produtos da linha branca.

Uma empresa que trabalha com a venda de eletrodomésticos, ao fazer pesquisas com clientes tem como resultado que a maioria dos consumidores não têm condições financeiras de pagar o valor cobrado por uma geladeira nova.

Tendo conhecimento disso, quais estratégias essa empresa pode elaborar para movimentar o seu negócio?

Pensamentos nesse sentido podem ser desenvolvidos para qualquer tipo de negócio.

Se o que falta para o consumidor é recurso e o valor do produto não vai poder ser muito reduzido por causa do aumento do imposto, a empresa pode elaborar uma estratégia na qual aumente o prazo para pagamento sem juros ou tenha o seu próprio financiamento (crediário de lojas).

Exemplo 2

Outro exemplo seria uma oferta que foi amplamente divulgada, mas a maioria dos consumidores interessados não conseguiu adquirir o produto que esgotou.

A empresa que fez a oferta, identificando essa demanda reprimida, pode elaborar estratégias de logística e estoque para possibilitar que os interessados no produto possam adquirí-lo.

Exemplo 3

Quando uma determinada empresa/organização desenvolve uma solução em forma de produto ou serviço precisa elaborar um plano de divulgação eficiente.

Muitas vezes as pessoas têm necessidades já identificadas ou não, que seriam solucionadas com os produtos/serviços dessa empresa, mas por não conhecerem, não tem como se interessar por tais produtos/serviços.

É importante que as empresas identifiquem as demandas reprimidas que ocorrem no cenário de falta de conhecimento sobre o produto/serviço para então elaborar estratégias que contemplem uma divulgação mais assertiva, com conteúdo mais completo sobre a marca e seus produtos.

Estratégias de vendas para demandas reprimidas

Cada empresa em cada cenário específico precisa analisar os principais fatores e os recursos disponíveis para a elaboração de suas estratégias.

Acompanhar os líderes de mercado pode ser essencial para identificar padrões e estratégias inteligentes que aproveitam demandas reprimidas e as convertem em ricas oportunidades de negócio.

Além disso, investir em um bom atendimento ao cliente e em pesquisas contribuem para a identificação direta dos fatores que geram ou estão presentes nos cenários de demandas reprimidas relacionadas a um nicho específico.

Identificadas as demandas e os fatores, basta reunir os setores da empresa e elaborar planos de ação para ampliar e melhorar as condições de negócios para que os seus clientes continuem consumindo os seus produtos e para que novos clientes passem a adquirí-los.

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