É possível empreender com capital próprio? Descubra aqui!

Por Redação Azulis

Pensando em empreender? Que tal fazer isso com seus próprios recursos? Confira as nossas dicas para fazer isso.

montar-proprio-negocio

Em um mercado repleto de oportunidades de financiamentos destinados ao empreendedor, é muito difícil encontrar alguém que deseja empreender com capital próprio. Apesar de existirem linhas interessantes para novos negócios, iniciar com seu próprio dinheiro sempre será uma alternativa melhor.

Entretanto, a dúvida que paira à mente da maioria dos empresários é sobre como fazer isso se tornar uma realidade. Dependendo do tipo de empreendimento pode parecer algo improvável no início, entretanto, existem algumas estratégias que você pode adotar para conseguir realizar isso.

Sendo assim, confira as dicas que descreveremos neste breve artigo e descubra como é possível empreender com capital próprio. Saiba mais!

Quer ser um empreendedor de sucesso? Saiba como registrar sua marca!

IMPERDÍVEL - Confira neste guia! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

O que é capital próprio?

O capital próprio, como o nome nos sugere, é um tipo de recurso financeiro ou patrimonial que é colocado à disposição da empresa para que seja gasto ou utilizado em suas operações iniciais.

Geralmente, no início de operacionalização de uma empresa, ela não é capaz de suprir com todas as suas despesas e, portanto, é fundamental a destinação de determinados valores para arcarem com as suas operações enquanto ela ganha mercado.

Quando isso ocorre — obviamente, após o cumprimento das etapas de um empreendimento — a empresa passará a dar lucros e esse valor não será mais necessário, podendo ser devolvido aos sócios em forma de distribuição.

Quais são as vantagens de empreender com capital próprio?

Investir o seu próprio capital tem algumas vantagens. Uma delas é que você não terá custos financeiros com esse valor, diferentemente daqueles que contraem créditos bancários para essa finalidade.

Consequentemente, terá uma despesa mensal fixa menor, tendo em vista que não precisará pagar mensalidades de empréstimos ou financiamento. Assim, o retorno sobre o capital investido tende a vir com mais velocidade. Além disso, é mais seguro começar um negócio com seu próprio dinheiro que com o recurso dos outros.

Nesse caso, se por algum motivo o empreendimento fracassar o empresário não terá uma dívida para pagar a um banco ou instituição financeira, tendo perdido apenas parte ou todo o recurso próprio que foi colocado no negócio. Entretanto, esse risco de perder o seu dinheiro pode ser dirimido se as medidas de gestão e estratégias de vendas forem aplicadas corretamente.

SAIBA+AZULIS: Maquininhas de cartão: qual é a melhor para o seu negócio?

Quais os riscos de investir no seu próprio negócio?

Apesar dos benefícios que mencionamos, empreender com capital próprio pode apresentar alguns riscos ao empresário. Inicialmente, ele colocará em jogo todo o dinheiro acumulado ao longo de um período e não poderá retirar a quantia da empresa enquanto o negócio não lucrar como o esperado.

Nesse sentido, caso ele necessite do valor para alguma necessidade urgente, a melhor alternativa será recorrer aos bancos ou instituições financeiras. Entretanto, nesse caso, poderá pagar juros consideravelmente maiores que seriam aplicados, caso tivesse feito um financiamento para abrir o negócio.

Além disso, dependendo de uma série de fatores de mercado e financeiros, aplicar o valor em algum tipo de investimento de renda variável pode ser mais lucrativo que abrir um negócio. Contudo, essa atividade também demandaria um altíssimo risco de perder tudo de um dia para o outro, além de muito conhecimento técnico sobre o assunto.

Como medir os gastos da empresa e os pessoais?

Um dos principais motivos que levam uma empresa a ter problemas financeiros logo nos seus primeiros anos de existência é a utilização dos recursos empresariais para pagamento de despesas pessoais. Infelizmente, muitos empresários acabam fazendo do caixa da empresa uma extensão de suas carteiras.

É fundamental que você saiba dividir bem as suas despesas pessoas das finanças do seu negócio, mesmo que os recursos utilizados no empreendimento tenham vindo do seu próprio bolso. Lembre-se, esse valor foi investido e só será devolvido se a empresa obtiver lucros.

Misturar as contas dessa forma, além de prejudicar a gestão de fluxo de caixa, também vicia os relatórios gerados para verificar a situação financeira do negócio. Como você poderia analisar o volume de custos do empreendimento se, juntamente a esses gastos, estão contabilizados pagamentos pessoais que não têm relação nenhuma com a operação do negócio? Dessa forma, o gereciamento da empresa passa por uma situação delicada e pode ir a falência em poucos meses.

Sendo assim, é fundamental que você separe suas contas pessoais e as da empresa. Para fazer isso, basta seguir as dicas que vamos listar logo a seguir:

  • tenha contas correntes separadas;
  • não leve despesas pessoais para o estabelecimento;
  • defina um valor de retirada mensal que seja capaz de suprir com todas as suas necessidades financeiras particulares;
  • tenha objetivos financeiros bem definidos para a sua empresa;
  • elabore um fluxo de caixa bem estruturado;
  • tenha disciplina nos momentos em que parecer impossível não “saquear” o caixa da empresa.

Ao seguir essas dicas você conseguira eliminar por completo o principal erro que faz as empresas entrarem em dificuldades financeiras em pouco tempo e contribuirá para a gestão adequada do negócio que o elevará nos patamares altos, gerando lucro e retorno financeiro para você.

Quais os diferenciais a Azulis tem a oferecer?

Independentemente da fonte de recursos que foi utilizado para constituir o seu negócio, a Azulis poderá oferecer ferramentas financeiras cruciais para o seu desenvolvimento e crescimento ao longo do tempo.

Todo empreendedor que deseja ver o seu negócio crescer precisa contar com o apoio de algumas ferramentas tecnológicas capazes de facilitar a gestão do negócio, possibilitar meios de pagamentos diferenciados ao seu cliente e fornecer dados e informações importantes para a sua gestão.

A Azulis, portanto, pode ser a solução mais adequada pois é capaz de fornecer todos os serviços financeiros que você precisa, desde maquininhas de cartão de crédito até sistemas para emissão de boletos sem mensalidade, sendo assim, você paga apenas uma taxa por documento compensado.

Sendo assim, independentemente se você deseja empreender com capital próprio ou de terceiros, nós podemos ajudar no gerenciamento das finanças do seu negócio e facilitar em muito o seu dia a dia.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!