Instagram Shopping: aprenda a abrir sua lojinha

Por Fernanda Santos

Se você é dono de loja, abrir uma lojinha no Instagram para vender seus produtos é uma ótima estratégia. Confira o passo a passo que montamos

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O Instagram é hoje a sexta rede social mais acessada do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários, segundo dados da Statista. O número é mais que suficiente para chamar a atenção dos donos de negócios, que veem na plataforma uma oportunidade de se comunicar com os clientes e vender mais.

Só havia um problema que acabava prejudicando as vendas: as lojas até podiam apresentar seus produtos no feed, mas só era possível colocar um link para compra na bio ou nos stories (para quem tem mais de 10 mil seguidores).

Pensando nisso, no ano passado, o Instagram liberou para vários países o Instagram Shopping – que, até então, existia apenas nos Estados Unidos. A funcionalidade permite aos perfis comerciais marcar as fotos de produtos com tags de preços e encaminhar as pessoas para a página da venda. Sem que seja preciso deixar a publicação. Se você tem uma loja, fique de olho no nosso passo a passo de como fazer parte do Instagram Shopping. É muito simples e vai te ajudar bastante a aumentar as vendas e alavancar o negócio.

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Pré-requisitos para abrir uma lojinha no Instagram

Para fazer parte do Instagram Shopping, você precisa:

  • Ter uma conta comercial no Instagram;
  • Ter uma página no Facebook integrada com o Instagram;
  • Ter uma conta no Gerenciador de Negócios;
  • Vender produtos autorizados pela política do Instagram. Itens como álcool, animais ou produtos para adultos são proibidos.

Como integrar o Instagram ao Facebook

Como já comentamos, para abrir uma lojinha é preciso ter uma página comercial no Facebook. A integração entre Insta e Face é feita da seguinte forma:

  • Na página do Facebook, clique em “configurações” no canto superior direito;

  • Clique em “Instagram”;

  • Na opção “conectar uma conta do Instagram”, clique em “entrar”;

  • Informe seu nome de usuário e senha do Instagram;

  • Forneça seu e-mail, telefone, endereço e pronto! As plataformas estão integradas.

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Como catalogar os produtos da sua lojinha

Antes de marcar suas publicações com as tags de preço, é preciso catalogar os produtos. O catálogo pode ser feito pelo Facebook ou pelo Gerenciador de Negócios. As possibilidades são:

  • Vender pelo Facebook: o catálogo pode ser feito diretamente na plataforma;
  • Vender pelo Instagram: o catálogo deve ser feito pelo Gerenciador de Negócios. Contudo, para facilitar a vida de quem já montou o catálogo no Facebook, o Gerenciador permite “puxar” todas as informações que já estão na plataforma.

Catálogo pela página do Facebook

  • Clique em “configurações” no canto superior direito;

  • Clique em “modelos e guias”;

  • Clique na opção “loja” e ative o tópico “usar guias padrão”;

  • Vá até a página principal novamente e clique em “loja”, no canto esquerdo;

  • Selecione a opção “Finalizar a compra em outro site”;

  • Escolha a moeda com que você irá trabalhar;

  • A loja está ativa! Agora é preciso informar tudo sobre os produtos que você quer colocar no catálogo: nome, imagem ou vídeo de apresentação, preço, descrição e link de pagamento;

  • Aguarde a aprovação do Facebook, que pode demorar entre 1 e 3 dias;

  • Pronto, já pode começar a vender!

Catálogo pelo Gerenciador de Negócios

Antes de mais nada é preciso fazer uma conta de anúncios no Gerenciador de Negócios usando o mesmo e-mail utilizado para criar a página no Facebook. Assim que a conta estiver criada, siga os seguintes passos:

  • Clique em “configurações”, no canto superior direito da página principal;

  • Selecione a opção “páginas” e depois “adicionar página”;

  • Copie a URL do Facebook e cole no espaço em branco;

  • Sua conta no Gerenciador de Negócios está pronta e integrada ao Facebook, agora é só montar o catálogo!

  • Clique em “Gerenciador de Negócios” no canto superior esquerdo da página;

  • Na opção “vender produtos e serviços”, acesse “gerenciador de catálogos”;

  • Clique em “criar catálogo”, no canto direito;

  • Clique no tipo de serviço ou produto que você deseja vender. Na maior parte das vezes, a opção escolhida é “Comércio Eletrônico”;

  • Selecione a forma como você quer adicionar os produtos ao catálogo:

  • Importar os dados do Facebook;

  • Importar os produtos da sua plataforma de comércio eletrônico;

  • Escolha o proprietário do catálogo (sua conta de anúncios no Facebook);

  • Clique em “criar”;

  • Clique em “visualizar catálogo”;

  • Clique em “produtos”, no canto esquerdo e “adicionar produtos”;

  • Escolha a opção “adicionar manualmente”;

  • Insira todas as informações dos seus produtos;

  • Aguarde a aprovação!

Depois de aprovado, acesse “casos de uso”, no canto esquerdo do “gerenciador de catálogos”, clique em “compras no Instagram” e conecte seu perfil comercial ao Instagram, clicando em “conectar perfil”.

Como marcar os produtos nas imagens do Instagram

Assim que seus produtos forem aprovados pelo Facebook, você pode marcar as fotos no feed do Instagram. Assim que as fotos estiverem publicadas, siga o passo a passo abaixo:

  • No perfil do Instagram, clique em “configurações”, do lado direito;

  • Selecione a opção “compras”. Você verá o catálogo de produtos que fez;

  • Selecione o produto que deseja marcar;

  • Vá na publicação do feed e clique em “editar” e depois em “marcar produtos”;

  • Digite o nome do produto e selecione a marcação na foto”.

Em 2018, após a expansão do Instagram Shopping para outros países além dos Estados Unidos, cerca de 70% de todas as vendas realizadas em redes sociais aconteceram na plataforma. O dado é da Nuvem Shop e mostra o enorme potencial que o Insta tem.

Vale a pena se lembrar, entretanto, que nem só de produtos vive uma boa página. É preciso pensar em conteúdos interessantes que atraiam o público alvo e mantenham os usuários engajados. Com as estratégias certas, o sucesso na rede será questão de tempo.

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