Market share: saiba o que é e como funciona

Por Redação Azulis

O Market share é a participação da empresa no mercado, a fatia de vendas da marca em comparação com competidores. Que tal conhecer um pouco mais?

Market-share

Market share pode ser definido como  a fatia de venda da empresa ou a comparação do faturamento com o total do mercado. E  é o que determina a participação da companhia em canais ou segmentos específicos.

Para saber qual a porcentagem de participação da empresa no mercado, basta identificar a relação das vendas do negócio com os concorrentes. Assim, você terá uma base de como está sua fatia no mercado. Quer saber mais?

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O que é market share?

Market share, ou quota de mercado, é uma métrica de marketing que define a participação da empresa em determinado segmento ou canal. Para saber, é simples: basta identificar a porcentagem de vendas da empresa em relação às vendas totais do mercado, chegando à medida exata da sua fatia.

O termo market share significa “participação de mercado” em português, mas é mais comum o uso da expressão em inglês no Brasil. De modo geral, as empresas utilizam essa métrica para analisar o desempenho de seus produtos e conhecer melhor a realidade do negócio.

Qual a importância do market share?

O market share é uma estratégia de sucesso essencial para empresas de todos os portes e segmentos, pois mostra qual fatia pertence ao negócio em sua área de atuação. Toda empresa quer conquistar a maior porção do mercado e alcançar a liderança do segmento, e estipular essa participação é parte da estratégia de crescimento.

Por isso, esse é um dos principais indicadores do desempenho do negócio e sua capacidade de competir no mercado, que também dimensiona o impacto das estratégias de marketing.

A escolha entre o market share de preço depende do mercado em que a empresa atua e do produto que está sendo analisado. Quando o preço dos produtos é semelhante, como no caso dos celulares, a participação de mercado será parecida em ambas as métricas.

Como funciona o market share de uma empresa?

Existem outras formas de mensurar o índice de market share de uma empresa, mas de uma forma simplificada podemos explicar assim:

Se você quer estimar a participação no mercado de um fabricante de notebooks dos últimos seis meses, suponhamos que a empresa teve uma receita de R$ 15 bilhões e a indústria faturou R$ 50 bilhões; então, é só dividir 15 por 50 para chegar à participação de 30%.

As outras formas são aplicadas dependendo de cada situação:

Market share de unidade

Essa é a maneira que baseia a fórmula nas unidades vendidas. Ou seja, supondo que a mesma empresa de notebooks tenha vendido 20 milhões de unidades do produto e seus concorrentes tenham vendido, ao todo, 80 milhões no período, o cálculo será o mesmo: 20 / 80 = 25% do market share de unidade.

Geralmente, o market share de unidade é recomendado para empresas que buscam se diferenciar no varejo em mercados de alta competitividade e pontos de preço mais próximos.

Agora, se o produto que a empresa comercializa tiver um preço superior à concorrência, é importante usar o market share de receita para avaliar sua posição. Isso porque, nesse caso, o que importa é verificar se a empresa conseguiu faturar mais em relação à concorrência, independentemente do número de aparelhos vendidos.

Market share de clientes

Também é possível estimar o market share de clientes, que nada mais é do que a fatia de consumidores que a empresa possui em relação aos concorrentes. Para isso, você precisa saber qual o total de potenciais clientes no mercado-alvo, com base em um produto específico, linha de produtos ou serviço oferecido pela empresa.

O que compõe o market share?

O market share pode ser aplicado a vários cálculos de participação de mercado, seja do ponto de vista do faturamento, volume de vendas ou total de clientes. Por isso é uma métrica tão versátil: podemos aplicar a fórmula de acordo com os objetivos de negócio. Basicamente, se decompormos o market share, chegaremos a três elementos principais:

  • Quota de clientes: é o percentual de clientes atingidos em relação ao total de clientes atendidos pela concorrência
  • Quota de penetração: é o percentual de clientes atingidos em relação a todos os potenciais clientes do mercado
  • Índice de uso: percentual comparativo entre o ticket médio ou receita média recorrente dos clientes e os mesmos resultados da concorrência

Como aumentar o market share da empresa?

Existem algumas opções válidas para aumentar o market share de uma empresa. Pode-se diminuir o preço, oferecer descontos em alguns produtos, investir em tecnologia e publicidade, aumentar a produção se a demanda pede e adquirir mais clientes.

Seguir algumas dessas estratégias pode garantir ao empreendedor um aumento de market share considerável, pois assim ele consegue analisar como estão os números do mercado e conseguir uma fatia maior dele.

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Como o planejamento estratégico pode ajudar a empresa?

Elaborar um planejamento estratégico é muito importante para melhorar o desempenho de uma empresa e torná-la melhor direcionada e eficiente para aumentar o market share. Além disso, o planejamento estratégico permite a identificação e otimização de pontos fortes do negócio.

Alguns passos como: olhar para o ambiente externo, avaliar os recursos disponíveis à empresa, definir objetivos e metas, determinar seu posicionamento no mercado, construir um plano de ação e manter os pés no chão são os passos básicos para um bom planejamento estratégico.

Se você gostou desse artigo sobre market share, busque mais sobre os passos do planejamento estratégico no site da Azulis!

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