O que é CRC e qual sua importância para empresas

Por Redação Azulis

O que é CRC, afinal? O Certificado de Registro Cadastral é uma ferramenta fundamental para a credibilidade de um contador e da empresa. Saiba tudo sobre ele!

mei-precisa-conta-juridica

O que é CRC? Trata-se de um certificado para contadores que atesta sua confiabilidade como profissional. Qualquer empresa de porte e de respeito deve trabalhar com profissionais contadores que tenham esse certificado.

Ele é gerido diretamente pelo governo federal, válido para todos os órgãos do SISG, ou Sistemas de Serviços Gerais do Ministério da Economia.

Mais do que regularizar a contabilidade, ele também é uma importante ferramenta para novos formandos na área de ciências contábeis, principalmente como uma forma de ter melhor posicionamento no mercado. Mesmo uma empresa deve entender sua funcionalidade, para saber se encaixa dentro da categoria e buscar alternativas de acordo.

SAIBA+AZULIS: MANAD: Manual Normativo de Arquivos Digitais. Você sabe o que é?

O que é CRC na prática?

Segundo o Ministério da Economia, o Certificado de Registro Cadastral é um “certificado emitido pelo Sicaf (…), com informações constantes dos níveis I, II e III do cadastramento, (…), a habilitação jurídica e a regularidade fiscal federal. É documento válido para os órgãos que utilizam o sistema (órgãos SISG), porém não comprova a regularidade do fornecedor junto a órgãos que não o utilizam (órgãos Não- SISG). “

O documento é emitido dentro do artigo 18 do Decreto-Lei n.º 9.295, de 27 de maio de 1946, no artigo 1º da Lei n.º 6.206, de 7/5/1975, e no artigo 22 da Resolução CFC n.º 1.370/2011.

Em outras palavras, o CRC é um certificado, além da graduação, que comprovam e dão mais credibilidade à profissão. Além disso, ele é um passo importante para quem deseja outro certificado de importância para a contabilidade, do CFC (Conselho Federal de Contabilidade).

Em suma, ele habilita o profissional a exercer suas responsabilidades enquanto contador.

A CRC possui uma série de benefícios importantes para quem trabalha com contabilidade, além de comprovar sua capacidade para os trabalhos. Abaixo, registramos alguns deles.

Fiscalização e Orientação do mercado

Os escritórios administrados pelo Ministério da Economia, através dos Conselhos Regionais de Contabilidade, dão todas as orientações ético-profissionais para o setor.

Sendo assim, quem possui o CRC carrega as principais responsabilidades da categoria. Além disso, o órgão também fiscaliza casos de fraudes, punindo os responsáveis por tais ações.

Programas educacionais

Quem sabe o que é CRC, também conhece os melhores benefícios de fazer parte dessa categoria.

Os Conselhos Regionais constantemente trazem cursos e programas educacionais para manter todos os registrados devidamente atualizados, por exemplo.

Serve como alternativa ao RG

Tal como carteiras de identificação nas áreas de medicina e advocacia, a CRC permite ao profissional de contabilidade utilizá-la como alternativa ou mesmo substituição ao Documento de Identidade, ou RG. Para acesso em órgãos públicos, o documento também funciona como um facilitador.

SAIBA+AZULIS: Folha de ponto: o que é, para que serve e é sempre obrigatória?

Quer proteger o seu negócio? Saiba tudo sobre recibos!

Evite possíveis PREJUÍZOS com os recibos! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Como funciona o processo para adquiri-lo?

Existem dois tipos de carteiras CRC: a provisória e a definitiva. A provisória, feita em papel-moeda, é emitida uma vez que o candidato é aprovado no exame, com uso validado em todo território nacional. Já a definitiva é feita em cartão rígido, protegida contra fraudes, e com confirmação de identidade apenas por certificado digital.

O único meio de conseguir a CRC é através do Exame de Suficiência Contábil. São 50 questões que englobam as principais áreas da Contabilidade, além de Língua Portuguesa Aplicada. A instituição que aplica a prova deve ser credenciada pelo Conselho Regional de Contabilidade, caso contrário a aprovação não pode ser registrada.

Além do certificado, a entrada no documento pede pelas seguintes documentações, listadas abaixo.

  • Diploma de conclusão do Bacharelado de Ciências Contábeis.
  • Documento de Identidade.
  • Para homens abaixo de 46 anos, certificado de dispensa do Exército, ou documento que comprove sua regularidade com o órgão.
  • CPF
  • Título de Eleitor.
  • Comprovante Residencial no seu nome.

Cabe lembrar que profissionais que trabalham com contabilidade online também podem ter acesso ao CRC, garantindo a mesma credibilidade. Atualmente, são registrados 352.367 cadastrados no Conselho Federal de Contabilidade, o que facilita a busca em seu estado. Se você deseja saber diretamente o registro CRC, basta acessar a consulta federal.

Por que contratar profissionais com CRC?

A contabilidade é um serviço essencial em qualquer empresa, independente do tamanho da mesma. Por mexer em uma parte delicada dos negócios, que não são apenas as finanças, como também a legislação ligada a elas, a responsabilidade atribuída a esses membros é tão grande quanto a do setor jurídico de um negócio.

Ao saber o que é CRC, as empresas passam a buscar de maneira mais segura quem pode oferecer serviços de qualidade no setor contábil. O fato de quem infringe as regras sofrerem multas, ou mesmo a revogação do certificado, tornam a escolha ainda mais assertiva.

Complemente isso com a busca constante por melhores conhecimentos e aplicações promovidas pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, e a procura por pessoas capacitadas no setor se torna mais rápido. Invista sempre no melhor para sua empresa e confira os artigos do site da Azulis para aprender mais sobre como melhorar o seu negócio!

 

Quer proteger o seu negócio? Saiba tudo sobre recibos!

Evite possíveis PREJUÍZOS com os recibos! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!