Senai cursos: sua evolução na aprendizagem industrial

Por Redação Azulis

Para quem quer fazer sucesso na área industrial, os cursos do Senai são uma boa pedida. Conheça os principais.

Senai cursos

Os cursos do Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, são tradicionais e bastante conhecidos em todo o país. Além de oferecer modalidades técnicas e de qualificação profissional, a instituição vem ampliando a sua oferta de ensino.

Tanto é assim que, hoje, já é possível fazer desde cursos livres até pós-graduação em uma das unidades do Senai no Brasil. Em comum, todas as turmas são voltadas para a educação no ramo industrial.

Se você deseja ampliar seus conhecimentos e se atualizar com os cursos do Senai para a indústria, acompanhe tudo a respeito neste artigo, no qual vamos falar das opções de interesse para sua trajetória profissional.

SAIBA+AZULIS: 3 cursos online e gratuitos do Insper para o seu negócio

Senai cursos: opções para atuar na indústria

Você, que atua ou pretende atuar em uma empresa do setor industrial, deve saber que o segmento sempre passa por muitas e rápidas inovações. Assim, o empreendedor ou gestor de uma fábrica deve se manter atualizado e muito bem informado.

Nesse sentido, é fundamental que você busque por novas opções em cursos para manter o nível de excelência do seu negócio. E, para isso, vale conhecer melhor os cursos do Senai.

A instituição já está no ramo educacional voltado para a indústria há mais de 70 anos. Sempre atualizado – e, até mesmo, pioneiro em lançar novidades -, o Senai oferece diferentes modalidades de ensino.

Na sequência, vamos apresentar a você os tipos de cursos e a forma como cada um é oferecido pelo Senai em todo o Brasil. Acompanhe!

Qualificação profissional

O ensino de qualificação profissional do Senai tem como objetivo capacitar jovens e adultos de qualquer idade. Ou seja, são turmas com conceitos mais básicos e iniciais, que formam novos trabalhadores.

Neste formato, a instituição oferece cursos com duração variável – mas com carga horária mínima de 160 horas. Ao final das aulas e, devidamente aprovados, os alunos recebem um certificado de qualificação profissional.

Técnico

Avançando um pouco mais no nível de ensino, o Senai apresenta os cursos técnicos. O modelo tem carga horária mínima de 800 horas e só é disponível para pessoas que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio.

O ensino técnico do Senai tem o objetivo de capacitar o aluno tanto na teoria, quanto na prática. Dessa forma, a modalidade é excelente opção para quem deseja aprofundar os conhecimentos, mas, ao mesmo tempo, “colocar a mão na massa”.

Os estudantes precisam ser aprovados no curso e devem concluir estágio – quando necessário – para receberem a certificação do curso técnico do Senai.

Graduação e pós-graduação

Por fim, a instituição do Sistema S também oferece modalidades mais longas e aprofundadas de educação. Assim, cursos do Senai de graduação e pós-graduação também estão disponíveis.

A graduação dura de dois a três anos e é destinada a quem concluiu o Ensino médio. A pós-graduação, por sua vez, tem carga horária mínima de 360 horas e pode ser cursada por graduados.

Senai – EAD

Quem busca ensino de qualidade e praticidade, pode apostar no EAD do Senai. A instituição se modernizou nos seus 70 anos de existência e, atualmente, também tem cursos de qualificação profissional e técnicos à distância.

O seu grande diferencial é que as aulas não são somente virtuais. O aluno realizará atividades práticas em laboratórios que simulam o ambiente da indústria. De acordo com o curso, os encontros presenciais poderão acontecer toda semana ou a cada 15 dias.

Cursos Customizados

Outro formato entre os cursos do Senai e que é muito interessante são os chamados “customizados”. Elaborados na medida certa para cada empresa contratante, eles podem ser realizados no local mais apropriado – como instalações da fábrica, escola ou unidade móvel do Senai.

Certificação de Pessoas

Por fim, o Senai oferece uma modalidade especial de qualificação profissional: o Sistema Senai de Certificação de Pessoas (SSCP). Criado em 2007, o modelo faz a avaliação do profissional, certificando suas capacitações.

Dessa forma, as chances de entrada e permanência no mercado de trabalho aumentam bastante – como destaca a própria instituição.

SAIBA+AZULIS: 5 dicas para começar a empreender hoje mesmo

Sugestões de cursos do Senai para o empreendedor

O Senai vai moldando sua oferta de cursos de acordo com as demandas regionais de aprendizado. Portanto, cada polo tem uma disponibilidade específica de projetos educacionais voltados para a indústria.

Mas, dentre todos os cursos do Senai, podemos listar os mais comuns e procurados por quem está à frente de uma empresa.

Confira a lista:

Então, qual dos cursos do Senai mais interessa a você? Observe que, na lista, temos capacitações para quem busca uma vaga no mercado e outras que interessam também a pequenos empreendedores.

Conheça o Senai

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) faz parte do conhecido Sistema S. Ele é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo estimular a inovação da indústria brasileira, através da capacitação e do aperfeiçoamento profissional.

Fundado em 1942, o Senai tem unidades em mais de dois mil municípios, formando 73 milhões de trabalhadores em 28 áreas da indústria.

Quer um guia completo com os melhores cursos para empreendedores?

Baixe e tenha acesso! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Como definir o curso ideal para você

Para você saber qual o melhor entre os cursos do Senai, é interessante que avalie suas necessidades de aprendizado. Além disso, estude os formatos e modalidades para encontrar aquele que mais esteja adequado a sua rotina e orçamento.

Por exemplo, se está considerando a abertura de uma empresa ou mesmo se já tem seu próprio negócio, pode ser interessante fazer cursos como a Gestão pela Qualidade Total ou a Gestão de Recursos Humanos.

O mais importante é que siga investindo em conhecimento, o que nem sempre exige dinheiro. Aqui no site da Azulis, você tem conteúdo gratuito e relevante sobre gestão e empreendedorismo.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!