Conheça o Educampo, iniciativa do Sebrae para o agronegócio

Por Redação Azulis

Saiba mais sobre o funcionamento e benefícios do Educampo, iniciativa que oferece uma nova oportunidade de agronegócio.

Educampo

O Educampo é uma iniciativa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que tem mudado a vida de mais de 7 mil produtores agrícolas por meio da capacitação profissional. Em princípio, o programa atendia apenas os produtores de leite em Minas Gerais, mas expandiu suas atividades para outros setores como café, açúcar e frutas.

Com o propósito de expandir sua atuação, o Educampo anunciou em 2019 uma mudança estratégica na sua proposta com base na geração de inteligência e  o desenvolvimento de um volume maior de ferramentas digitais para criar novas oportunidades de negócio.

Entenda neste artigo da Azulis os benefícios que essa oportunidade de agronegócio pode oferecer.

Conheça melhor o Educampo

O Educampo é uma iniciativa do Sebrae que há mais de 20 anos tem auxiliado na gestão dos produtores rurais. O programa consiste em uma consultoria técnica e gerencial para produtores e cooperativas dos diferentes segmentos agropecuário com o objetivo principal de melhorar a gestão administrativa e financeira do agronegócio brasileiro. Com isso, os produtores rurais podem se tornar mais competitivos no mercado nacional e internacional.

Além disso, o Sebrae desenvolveu uma nova estratégia para modernizar a atuação do programa. A proposta é o lançamento de uma plataforma inovadora com informações estratégicas para orientar a gestão dos produtores rurais.

É importante destacar ainda que o Educampo é um programa referência em projeções e análises, que ajudam no planejamento estratégico e na tomada de decisão dos produtores rurais. A expectativa é que essa fonte de informações seja fortalecida e disseminada.

SAIBA+AZULIS: como otimizar a produtividade da sua empresa.

Benefícios do Educampo

O programa oferece uma excelente oportunidade de agronegócio para os produtores e cooperativas rurais. Veja abaixo os benefícios para o seu negócio ao participar do programa:

Auxílio no planejamento do agronegócio

Os produtores do Educampo participam de consultorias técnicas e de gestão na sua propriedade. Os especialistas, junto com o produtor rural, analisam a situação atual da propriedade e elaboram um plano de desenvolvimento. Esse planejamento é composto por metas de insumos, custos e produtos que devem ser atingidas pelo produtor dentro da sua própria realidade.

As capacitações oferecidas pelo projeto também ampliam a experiência em gestão dos produtores rurais e cooperativas. Durante os encontros, os participantes aprendem com especialistas novas técnicas de gestão, como indicadores e projeções, que servem como base para elaboração do planejamento do negócio.

Melhoria na produtividade

Os relatórios e indicadores do programa ajudam os produtores na tomada de decisões sobre a produção agropecuária da propriedade. Por meio desses dados, por exemplo, é possível analisar o rendimento por área plantada e, a partir disso, adotar medidas para corrigir problemas e melhorar a produtividade.

Os técnicos do programa também auxiliam os produtores com estratégias de tecnologia e gerência para aumentar a produtividade da propriedade. Nessa consultoria, o especialista pode indicar novas tecnologias para o plantio ou ordenha, mudanças no processo de produção e até sugerir novas culturas. Todas as dicas têm como objetivo maximizar a produtividade na propriedade.

SAIBA+AZULIS: Como a gestão de estoque pode ajudar o seu negócio?

Aumento de renda, redução de custos e melhoria da qualidade do produto final

Os resultados obtidos pela aplicação da metodologia do Educampo geram ganhos para os produtores rurais porque, durante o processo, é possível perceber o aumento do volume da produção, redução dos custos, melhora do produto final e crescimento da rentabilidade.

Em geral, esses bons resultados são conquistados pela atuação dos consultores que ensinam os produtores a tomar melhores decisões gerenciais, reduzir custos e ter mais eficiência. Dessa forma, eles aproveitam a oportunidade de agronegócio para expandir os seus negócios.

Melhora na qualidade de vida das famílias que fazem parte do projeto

Outro benefício do programa Educampo é que ele oferece a oportunidade de o produtor associado profissionalizar a gestão do seu negócio. Ao final desse processo, os participantes conseguem obter ganhos maiores e proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos seus familiares.

Além disso, o sucesso de um produtor rural afeta também o desempenho da cooperativa a qual ele participa e a comunidade como um todo. Afinal, a produção local é fortalecida e há possibilidade da geração de mais emprego e renda na região.

SAIBA+AZULIS: Coronavírus: 7 ações para pequenos negócios se prepararem para a crise.

Troca de experiências e networking

A troca de experiências e networking são outras vantagens que o programa oferece. Durante a consultoria, o produtor rural e especialista tem a oportunidade de compartilhar novas informações e técnicas de gestão com o objetivo de melhorar a produtividade da propriedade.

Os participantes do projeto também participam de capacitações em grupo, no qual podem trocar experiências com outros produtores e cooperativas. Nesses momentos, podem surgir oportunidades de negócio e ideias de melhorias para a propriedade.

Resultados do projeto

Os especialistas do Educampo acompanham diariamente negócios rurais de diferentes segmentos. Alguns deles são considerados cases de sucesso por apresentarem resultados expressivos na produtividade, rentabilidade e gestão do negócio.

Confira a seguir os resultados obtidos por dois produtores mineiros que participaram do programa e alavancaram a produção dos seus negócios rurais:

Entenda aqui como administrar uma empresa do jeito certo.

Fazenda Borges – Produção leiteira

A Fazenda Borges, localizada em Guimarânia/MG, é referência na produção leiteira da região. A propriedade é acompanhada pelo Educampo há 10 anos e os resultados obtidos são surpreendentes.

Ao longo desses anos, houve um crescimento superior a 1.500% na produção média total de leite diária, que saltou de 275 litros para 4.162 litros. Outro destaque é o aumento da produtividade na ordenha. No início do projeto, uma vaca produzia 16,22 litros por dia e, atualmente, a produção é de 24,03 litros.

O produtor afirma que o sucesso da sua propriedade deve-se a assessoria do consultor. O especialista junto com o produtor tem avaliado indicadores de custos, produtividade, rebanho, lactação e outros índices que permitem uma gestão melhor da fazenda.

Além disso, a Fazenda Borges implantou algumas dicas que otimizam a produção leiteira e melhoram os resultados da propriedade, tais como:

  • Análise da estrutura do rebanho que representa o percentual de vacas em lactação em relação ao rebanho e total de vacas;
  • Margem líquida por área, avalia o rendimento de cada hectare;
  • Estoque de capital médio por litro de leite (diário).

Fazenda Palmito – Plantação de café

A fazenda Palmito, localizada na cidade de Patrocínio em Minas Gerais, é outro case de sucesso do programa Educampo. A propriedade é acompanhada por especialistas desde 2011 e obteve resultados incríveis na produção de café nesse período.

Desde o início da consultoria, a fazenda Palmito teve um aumento de 39,76% por área plantada e de 29,41% por saca. Além disso, é a propriedade que tem os menores custos com adubação via solo e controle de pragas por saca da região.

Outro destaque é que o lucro do último biênio da fazenda foi 2,72 vezes superior à média das fazendas da região. Esse indicador aumentou cerca de 39,76% desde o início da assessoria do programa.

O consultor que acompanha a fazenda Palmito ressalta que esse bom desempenho deve-se a ações como:

  • Uso de adubação via solo com compostos orgânicos e fertilizantes minerais;
  • Estrutura enxuta de pós-colheita;
  • Planejamento das ações da fazenda, desde a colheita até a venda do café;
  • Eficiência na utilização dos insumos.

Agora que você conheceu mais o programa Educampo, aproveite para ler nosso artigo completo com dicas das empresas que mais cresceram em 2019. E não deixe de acompanhar nossas dicas para o seu negócio no site da Azulis.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!