Indicadores de desempenho: 5 KPIs para impulsionar o negócio

Por Redação Azulis

Indicadores de desempenho: 5 KPIs

Se você ainda não usa indicadores de desempenho no seu negócio, está perdendo a chance de acelerar seu crescimento. Afinal, você só sabe se está no caminho certo — e a qual velocidade está progredindo — quando tem parâmetros confiáveis para medir sua performance.

É exatamente essa a função dos chamados KPIs: mostrar o quão perto você está dos seus objetivos a partir dos dados. Quer aprender a usar essas métricas para fazer a sua empresa decolar? Então continue lendo e aprenda a rastrear seus resultados.

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O que são indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho, ou KPIs (Key Performance Indicators), são parâmetros utilizados para medir o progresso de determinadas metas, processos e tarefas nas empresas. Eles são baseados nos objetivos organizacionais e servem para mensurar a performance de cada aspecto importante para o sucesso do negócio.

Ao acompanhar de perto os KPIs, você tem um panorama confiável do andamento da empresa de acordo com o planejamento estratégico.

Mas, para isso, é preciso que os indicadores de desempenho:

  • Sejam mensuráveis a partir de porcentagens, quantidades ou aspectos qualitativos (Ex.: porcentagem de vendas, número de pedidos)
  • Tenham uma meta específica atrelada e um prazo para atingi-la (Ex.: aumentar as vendas em 20% até o próximo semestre)
  • Tenham uma fonte de dados pré-definida para medir o progresso (Ex.: receita de vendas, fluxo de caixa ou relatórios de um departamento específico)
  • Sejam reportados com frequência para um monitoramento eficiente (ao menos uma vez por mês).
  • Sejam simples, claros e objetivos, além de fáceis de medir e acompanhar a partir de dados confiáveis.

Um exemplo básico de indicadores-chave são os KPIs financeiros, tais como lucratividade, rentabilidade e faturamento, que permitem monitorar e gerenciar a saúde financeira do negócio — atingindo as metas propostas.

Por que adotar indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são a referência mais segura para medir a performance do seu negócio e melhorar seus resultados.

Veja alguns motivos para adotar um KPI para cada objetivo.

Consolidação do planejamento estratégico

Vamos supor que você criou um planejamento estratégico completo para o próximo semestre, repleto de objetivos ambiciosos e estratégias certeiras. Está tudo pronto para colocar o plano em prática, mas falta um detalhe: como você vai medir seu progresso em cada meta estabelecida?

É aí que entram os KPIs, como métricas que consolidam seu planejamento estratégico ao torná-lo rastreável e quantificável.

Adaptabilidade às mudanças

Sabemos que as empresas precisam reagir rapidamente às mudanças para sobreviver no cenário atual, e os KPIs são essenciais para desenvolver essa adaptabilidade. Isso porque, se você monitorar constantemente seu desempenho, conseguirá perceber quando algo não vai tão bem e alterar sua estratégia a tempo.

Otimização contínua da gestão

Ao definir KPIs para o seu negócio, você está se comprometendo com o progresso em longo prazo e com o atingimento das suas metas de gestão. Dessa forma, a empresa passa a operar em otimização contínua, aprimorando cada vez mais seus resultados.

Ampliação da visão estratégica

Conforme você for utilizando os KPIs, poderá perceber padrões e tendências na sua empresa, acumulando um conhecimento valioso para a tomada de decisão. Assim, você amplia sua visão estratégica e consegue identificar qualquer gargalo nos processos, além de enxergar mais longe para definir suas futuras metas.

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5 indicadores de desempenho para ficar de olho

Agora sim, vamos à lista de indicadores de desempenho que não podem faltar no seu planejamento.

1. Lucratividade

A lucratividade é um dos principais KPIs financeiros que revelam a saúde do seu negócio, pois mede a capacidade de gerar lucro e retorno para os acionistas. O cálculo é muito simples: basta dividir o lucro líquido pela receita bruta e multiplicar o resultado por 100.

Então, se você teve um lucro de R$ 30 mil no período com uma receita de R$ 200 mil, significa que sua lucratividade é 15% — o que seria um bom índice, mas tudo depende da sua meta.

2. Taxa de conversão

Na área de vendas, a taxa de conversão é o indicador mais elementar, pois permite avaliar o desempenho dos vendedores.

Você pode calcular a taxa de conversão total, considerando o número de vendas concluídas, e também calcular as conversões em cada etapa do funil (Ex: número de prospects que se tornam leads).

3. Capacidade produtiva

O KPI de capacidade produtiva é utilizado para medir a eficiência operacional da indústria. Para acompanhar essa métrica, basta considerar quantas unidades (ou volume) sua empresa é capaz de produzir em um determinado período (um mês, por exemplo). O objetivo, é claro, será sempre aumentar esse número e reduzir o tempo necessário.

4. Market share

O market share, ou participação de mercado, é um dos indicadores fundamentais do marketing. Sua função é rastrear a fatia de mercado que a empresa domina e suas variações, partindo do número de vendas ou faturamento em relação aos resultados da concorrência.  Ao monitorá-lo, você descobre como está posicionado no seu segmento em comparação aos concorrentes, e pode fixar a liderança como meta.

5. Satisfação do cliente

Para finalizar, o KPI de satisfação do cliente é obrigatório para qualquer negócio, pois revela o quanto seus clientes estão contentes com seus produtos e serviços.

Para medir esse indicador, você pode usar índices como o NPS (Net Promoter Score), que mede a probabilidade dos seus clientes recomendarem sua empresa para conhecidos, ou outro dado disponível na sua base.

Como você deve ter notado, os KPIs são bastante flexíveis e dependem exclusivamente da realidade da sua empresa. Logo, você pode — e deve — criar seus próprios indicadores com base nos objetivos e processos que deseja medir.

E uma dica importante: quanto mais digitalizado for o seu negócio, mais fácil será obter dados confiáveis para acompanhar suas métricas.  Nesse quesito, você pode contar com a Azulis para agilizar sua gestão — e manter seus KPIs sempre no radar.

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