QVT: entenda o que é a Qualidade de Vida no Trabalho

Por Redação Azulis

Entenda como a QVT é essencial dentro de um negócio e como implementá-la na empresa.

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um conceito que mede a satisfação dos funcionários dentro do ambiente corporativo. Ele verifica o quanto uma pessoa se sente satisfeita em estar em seu ambiente de trabalho ou em sua ida a ele.

Veja, neste artigo, tudo sobre o assunto! E aproveite para entender como implementar a QVT da melhor maneira dentro do negócio.

O que realmente é a Qualidade de Vida no Trabalho?

O conceito de Qualidade de Vida no Trabalho está muito relacionado ao grau de satisfação que um colaborador tem ao estar na empresa.

Ele consiste em um conjunto de ações com o objetivo de promover uma melhora na qualidade de vida do profissional dentro da empresa, tornando a sua rotina mais agradável, saudável e segura.

Aumentando a satisfação individual dos colaboradores, toda a empresa sai ganhando, já que o aumento no rendimento é individual e alcança o coletivo. Assim, consequentemente os resultados crescem positivamente.

Quais são os benefícios da QVT?

Os benefícios de ações que focam na QVT são enormes, e tanto o colaborador como a empresa saem ganhando.

Manter um ambiente de trabalho saudável e proporcionar o bem-estar coletivo faz com que o rendimento e a saúde de todos melhorem.

Veja a seguir os principais benefícios que uma empresa ganha com estratégias para promoção da QVT:

Índice de rotatividade baixo

Com o aumento da satisfação do colaborador, o índice de rotatividade diminui bastante. Isso acontece pois o profissional fica muito satisfeito em trabalhar naquele ambiente, que se mostra melhor em comparação com outros locais de trabalho.

Aumento da produtividade

Um dos maiores benefícios da QVT é o aumento da produtividade. Além de aumentar individualmente, o coletivo também melhora, já que todos os colaboradores se mostram animados, conectados e bem engajados com as suas atividades.

Redução nos casos de doenças

Casos de doenças físicas e psicológicas provenientes do trabalho diminuem bastante. Garantir um ambiente saudável e com estratégias que reduzem o estresse e a ansiedade dos colaboradores pode prevenir muitas doenças.

Maior integração entre os colaboradores

Com estratégias bem executadas, a integração entre os colaboradores cresce bastante. Isso influencia na produtividade e qualidade da entrega de resultados.

Aumento da motivação individual

Nada melhor que colaboradores motivados dentro de uma empresa, certo? E esse é um dos maiores benefícios que o plano de QVT bem executado traz.

Como implementar na sua empresa?

Agora que você já conhece os benefícios, chegou a hora de entender como implementar o conceito dentro da sua empresa.

Se você é dono de um pequeno negócio, preste bastante atenção nas dicas que selecionamos, pois sabemos que nem sempre uma empresa possui um departamento de recursos humanos, e quem cuida de tudo acaba sendo o dono do negócio.

Invista o que for preciso no seu colaborador

O primeiro passo para motivar e garantir a QVT de um colaborador é investindo nele.

Oferecer cursos de desenvolvimento e capacitação acaba não se tornando um custo, e sim um investimento. Afinal, o colaborador se sente mais motivado, já que a empresa está apostando no seu desenvolvimento profissional.

Isso faz com que ele trabalhe melhor e execute suas tarefas com mais precisão e vontade.

Valorize os talentos

Valorizar os talentos dentro de uma empresa é essencial. Ao elogiar um colaborador, principalmente em frente aos colegas e equipe, garante-se uma satisfação enorme, e esse reconhecimento acaba se tornando muito mais motivador.

Lembre-se também de deixar claro que as portas estão abertas para promoções salariais e de funções.

Crie uma rotina de feedbacks

Hoje em dia a rotina de feedbacks está cada vez mais presente dentro de grandes corporações, e ela pode ser implementada dentro de empresas de qualquer tamanho. O conceito é bem simples, pois consiste em uma conversa com o colaborador cujo desempenho é avaliado.

Essa conversa deve ser sempre construtiva, e tem como objetivo mostrar os acertos e os erros de cada um, mostrando quais são os pontos que podem ser melhorados.

É importante que o feedback contrário também aconteça, do colaborador ao gestor, para saber como a empresa pode melhorar em relação ao time.

Proporcione um ambiente saudável

Pode parecer que não, mas um ambiente mais confortável e saudável aumenta muito a satisfação de um colaborador. Proporcione mesas e cadeiras adequadas, assim como boa temperatura e iluminação. 

Converse sempre com os colaboradores, e veja quais são os pontos que podem ser melhorados em relação ao ambiente de trabalho.

Seja flexível nas jornadas e horários

Caso seja possível flexibilizar a jornada e os horários dos colaboradores em sua empresa, teste essa opção. Muitos relacionam essa medida com as pessoas trabalharem menos, mas isso é um grande equívoco.

A flexibilização está em deixar com que os funcionários criem uma jornada que combine com a sua rotina. Isso melhora a produtividade e o desempenho de todos. E inclusive o home office tem se tornado um grande motivador dentro de diversas empresas.

Cuide da saúde física e mental dos colaboradores

A ansiedade, depressão e estresse crescem cada vez mais em nosso país, e muitas vezes são doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. É muito importante que você perceba quais pontos podem gerar esses problemas e crie um ambiente mais agradável e respeitoso.

Outra opção é implementar um programa de exercícios e alimentação saudável dentro da empresa. Assim, previne-se que os colaboradores sejam afastados por problemas e doenças adquiridos por estarem em um ambiente ruim.

Seja líder, e não apenas chefe

A última dica e talvez a mais importante: seja um líder para os seus colaboradores, pois isso faz com que eles tenham uma visão de respeito e inspiração, e não de medo. Faça com que eles te admirem, e tenham plena confiança de que podem contar com você.

Essas foram algumas dicas sobre QVT  que podem fazer com que seu negócio cresça ainda mais. Torne-se referência tanto para clientes quanto profissionais, construindo uma cultura saudável e de qualidade para o time.

Quer saber como melhorar ainda mais os processos da sua empresa e a gestão dos colaboradores? Acesse nosso blog e confira os melhores conteúdos!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!