Tipos de líder: veja os 5 principais

Por Redação Azulis

Há diferentes tipos de líder que podem comandar um negócio. Qual será o seu? Descubra e veja como qualificar os resultados.

tipos de líder

O modelo de liderança que mais tem prosperado nos últimos anos tem como principais características: carisma, foco, inspiração e responsabilidade. No entanto, apesar de ser o mais bem-sucedido nas companhias, há diversos tipos de líder no mundo empresarial.

Pensando nisso, fizemos uma lista com os diferentes modelos de lideranças para você conhecer.

Além disso, também vamos explicar o que é um líder e como você pode desenvolver suas habilidades para se tornar um gestor melhor. Boa leitura!

5 diferentes tipos de líder

1. O Autoritário

Esse tipo de líder é o mais clássico. Também chamado de “big boss”, o líder autoritário é conhecido pelas suas características inflexíveis e individualistas. Costuma tomar todas as decisões sozinho, sem pedir a opinião do restante da equipe, e não está interessado em criar nenhum tipo de vínculo com seus colaboradores.

Constantemente faz os funcionários se sentirem inferiores, a ponto de transmitir medo. Atualmente, o modelo do líder autoritário é considerado ultrapassado e ineficiente, sendo mais raro de encontrar em uma companhia bem-sucedida.

2. O liberal

O liberalismo prega a liberdade, diversidade e a atuação mínima do Estado. Levando esse conceito para o âmbito empresarial, o líder liberal é aquele que evita a intervenção constante no trabalho dos funcionários, permitindo que eles tenham suas próprias ideias e explorem o pensamento criativo.

Ao contrário do autoritário, o liberal encoraja a equipe a dar opiniões e até mesmo a tomar decisões importantes sozinha. No entanto, para que esse tipo de relação funcione, o profissional deve ter cuidado para não ser negligente e pouco participativo.

3. O democrático

O líder democrático é um dos maiores responsáveis pelo engajamento e motivação dos funcionários no trabalho. Ele considera que a opinião de todos é necessária e incentiva a gestão participativa.

Porém, diferentemente do liberal, ele não deixa que a equipe tome suas decisões, mas sim oferece a oportunidade de votação.

É considerado o estilo de liderança mais apropriado no mundo empresarial atualmente, fazendo com que todos os colaboradores se sintam parte do crescimento da empresa.

Contudo, ainda é preciso estipular funções de coordenadores dentro da equipe para que haja organização.

4. O carismático

Otimismo, humildade, simpatia e entusiasmo. Essas são algumas características do líder carismático. Por transmitir boas energias no dia a dia de trabalho, esse tipo de profissional é conhecido por conquistar a fidelidade dos colaboradores com facilidade.

Seu carisma é o responsável por seus funcionários se apaixonarem pela empresa e se esforçarem ao máximo para alcançar bons resultados. Além de gerar motivação, a personalidade carismática também incentiva o aumento da produtividade, mesmo de forma indireta.

5. O meritocrático

Baseando sua administração na meritocracia, esse líder dá atenção para o desempenho dos colaboradores e o cumprimento de metas. Funcionários com esse tipo de liderança, geralmente, são recompensados com promoções, prêmios ou até mesmo homenagens quando alcançam resultados acima da média. Caso não produzam o suficiente, são orientados e recebem treinamentos especiais.

Geralmente, o profissional meritocrático é bastante justo e sabe quando recompensar o colaborador pelo esforço e dedicação dentro da empresa.

Afinal, o que é um líder?

Ser um líder é muito mais do que apenas ordenar e tomar decisões importantes. A partir de uma visão empreendedora, o profissional é responsável por desenvolver planejamentos estratégicos que levem a empresa ao sucesso, além de coordenar pessoas, recursos e projetos.

O líder coordena outros profissionais que desejam destaque no mercado, sabendo exatamente como guiá-los até essa conquista, ao mesmo tempo que incentiva o trabalho em conjunto para levar a empresa a outros patamares.

Por que o líder é tão importante para um negócio?

Embora o líder não seja o responsável por todos os méritos da empresa, é ele quem guia as pessoas que colaboram com os bons resultados. Além disso, por trabalhar diretamente com a equipe, o profissional é o único capaz de reconhecer os pontos fortes e fracos dos profissionais e, assim, investir em treinamentos e capacitações para melhorar o baixo desempenho.

No geral, o líder é o que mais influência todos os setores da empresa, incentivando os colaboradores a aumentar a produtividade para gerar bons resultados para companhia. Ele não é o único profissional da empresa, porém é a peça-chave para ela funcionar.

Como se tornar um líder melhor?

Seja um exemplo

A equipe precisa de um exemplo a ser seguido, e o responsável por esse papel é o líder. Ele deve transmitir responsabilidade, profissionalismo, competência, valores e respeito, pois só assim será admirado pelo restante da empresa. A ideia de “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” se aplica apenas para o modelo de liderança autoritário que gera sentimentos de medo e inferioridade nos colaboradores.

Também é necessário ser um exemplo no momento de assumir a responsabilidade pela falta de resultados. Jogar a culpa na equipe só mostra que o profissional não sabe liderar e que não reconhece verdadeiramente o trabalho dos colaboradores.

Incentive a sua equipe

Como já falamos, líderes que só sabem dar ordens e não deixam ninguém opinar não são um modelo a ser seguido pelos profissionais que querem ser bem-sucedidos. Ao contrário, são os líderes que incentivam os colaboradores a terem atitudes mais participativas que conseguem destaque.

Sendo assim, não deixe de incentivar a sua equipe a ter novas ideias e ser protagonista. Além de aumentar a autoestima dos colaboradores, eles se sentem mais motivados a trabalhar e aumentar a produtividade.

Além disso, o incentivo também vale para a capacitação dos funcionários. Ofereça treinamentos para melhorarem as suas habilidades e utilize premiações como recompensa.

Dê feedbacks

Qualquer pessoa gosta de receber elogios e ter o seu trabalho reconhecido. É por isso que o líder precisa ter um comportamento ativo e oferecer feedbacks constantes para os seus colaboradores. Elogie o trabalho bem-feito e mostre como cada funcionário é importante para o sucesso da empresa.

Feedbacks construtivos também são indispensáveis. Ao apontar o erro do funcionário e mostrar o que ele deve fazer para melhorar, o líder demonstra que está preocupado e envolvido com o seu crescimento na empresa. Como consequência, da próxima vez, o colaborador se esforça ainda mais para mostrar bons resultados para ele.

Como pode ver, a liderança tem um papel fundamental para trilhar a empresa ao sucesso. Mesmo que tenha vários tipos de líder, os profissionais mais carismáticos, incentivadores e com bom relacionamento com a equipe, a ponto de dar feedbacks, são os que mais prosperam nos dias atuais.

Agora que você já sabe quais são os modelos de liderança no meio empresarial, adquira mais conhecimento para se tornar um líder bem-sucedido! Confira 5 coisas que você tem que fazer no seu negócio em 2020 para garantir o sucesso. 

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!