Smarketing: a união entre marketing e vendas

Por Redação Azulis

Você sabe o que é smarketing? Descubra mais sobre a estratégia que pode promover e escalar bons resultados na empresa.

Smarketing

O termo smarketing soa familiar para você? Mas se você não sabe o que significa, não se preocupe, pois não é o único. Apesar de a palavra ser um pouco estranha, o conceito é bem simples.

Smarketing é a junção das palavras sales (vendas) e marketing, e se trata de uma estratégia muito útil dentro das empresas. Esta é uma tática que visa melhorar os resultados da empresa e ter sucesso nos negócios.

Neste post, vamos explicar o conceito de smarketing, seu objetivo, a importância dessa estratégia para o seu negócio e, ainda, dar dicas de como promover ações desse tipo em sua empresa. Vamos lá?

O que é smarketing?

O smarketing é uma estratégia que visa alinhar os times de marketing e vendas, para que eles trabalhem de forma conjunta e eficiente para trazer melhores resultados para o negócio.

Dessa forma, enquanto a equipe de marketing se empenha para atrair prospects para o negócio, o time comercial trabalha para converter os leads em clientes para o negócio.

Você pode estar se perguntado: mas isso não é feito em qualquer empresa? Bom, digamos que sim; nesse caso, ambas as partes se concentram apenas em suas funções. Não há uma comunicação e nem o interesse e preocupação em saber sobre as outras etapas. Com o smarketing, os setores formam uma única equipe, que trabalha em prol do mesmo objetivo, aumentar as vendas da empresa.

Qual o objetivo do smarketing?

Apesar de marketing e vendas serem dois setores que se complementam, é comum que haja uma comunicação deficiente entre as áreas dentro das empresas. Em muitos casos, as equipes trabalham separadamente, sem ter muito contato uma com a outra.

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O objetivo do smarketing é justamente mudar esse quadro e proporcionar um ambiente colaborativo entre as duas equipes. Além de dividirem informações sobre o andamento das estratégias de cada time, os setores trocam feedbacks, para que possam melhorar seus serviços e gerar melhores resultados para a empresa.

Qual a importância do smarketing para os negócios?

A harmonia entre os setores de marketing e comercial ajuda a guiar os colaboradores para os mesmos objetivos da empresa. Com a integração, os objetivos são alinhados com as necessidades de cada setor. Além disso, as ações são planejadas para garantir bons resultados para ambas as partes.

Dessa forma, os processos são otimizados, e há uma redução de custos na empresa. Isso porque os recursos de marketing são direcionados para as campanhas que mais geram resultados, e a empresa ainda consegue trabalhar com uma equipe mais enxuta.

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O constante diálogo entre as equipes de marketing e vendas ajuda a agregar mais oportunidades para a empresa e a identificar falhas nas estratégias de divulgação dos produtos ou serviços, o que ajuda a atrair uma maior quantidade de leads qualificados.

Como promover o smarketing na empresa?

Agora que você já entendeu o que é smarketing, está na hora de saber como promover essa estratégia em seu negócio. Para que ela seja eficiente, é preciso adotar algumas práticas, pois não adianta unificar as duas equipes e pronto, é necessário realizar um trabalho contínuo para que o smarketing proporcione os resultados esperados.

A seguir, vamos dar algumas dicas úteis e práticas para promover o smarketing em seu negócio. Veja!

Analise os objetivos da empresa

Antes de integrar as equipes de vendas e marketing, é necessário analisar os objetivos da empresa. Se a intenção do setor comercial é aumentar a quantidade e leads qualificados, mas o marketing está focado em promover a marca da empresa, há algo de errado.

É preciso que que as duas equipes trabalhem juntas em prol do mesmo objetivo. Somente dessa forma é possível que haja colaboração entre os setores.

Compartilhe com as equipes detalhes sobre a persona do negócio

Para criar estratégias de marketing eficientes, é preciso conhecer bem a fundo a persona de seu negócio, mas disso, todos sabem. O que muitas empresas ignoram é que a equipe de vendas também deve saber detalhes sobre a persona. Isso porque somente dessa forma eles conseguirão abordar as pessoas do jeito certo e oferecer as soluções adequadas.

Além disso, com uma boa análise do perfil do público, um vendedor pode utilizar argumentos válidos para quebrar as objeções dos clientes.

Crie uma cultura de feedbacks

A troca de feedbacks entre os setores é essencial para que o trabalho das equipes seja produtivo. Então, quando a análise das métricas mostrar que os resultados não estão como esperados, algo deve ser feito. Nesse momento, as equipes de marketing e vendas devem ser sinceras e conversarem respeitosamente sobre o que não está dando certo.

Exemplo: se os leads que chegam até a equipe de vendas estão fora do perfil de clientes da empresa, o comercial deve informar ao marketing, que deve buscar formas de corrigir o problema.

Além disso, se a equipe de marketing fornece um número muito grande e as vendas estão baixas, eles devem procurar saber os motivos.

Sem esse diálogo constante, os resultados não serão satisfatórios, mesmo que as equipes trabalhem no mesmo setor. Isso porque o que importa é a comunicação entre as áreas, e isso deve ser feito de forma eficiente e clara.

Crie uma cultura de respeito

Para que as equipes trabalhem alinhadas, é preciso que os colaboradores respeitem o trabalho um do outro. Geralmente, o comercial pode não entender muito sobre marketing e vice-versa. Então é importante tomar cuidado na hora de dar os feedbacks. A conversa deve ser pautada no respeito, e críticas em relação ao trabalho do outro devem ser evitadas.

É claro que apontar falhas e dar dicas para melhorar os processos é bem válido. Mas isso deve ser feito com respeito, pois cada um sabe como deve fazer seu trabalho.

As estratégias de smarketing só têm a agregar para sua empresa. Porém, além de criar um planejamento para implantar essa tática em seu negócio, é essencial contar com uma equipe altamente qualificada. Não adianta unificar os setores se não há profissionais qualificados e competentes para realizar o trabalho e trazer ganhos para sua empresa.

Essas informações foram úteis para tirar suas dúvidas sobre o smarketing e sua importância para a empresa? Então confira agora mesmo 5 dicas do fundador do Aliexpress para empreendedores.

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