Como montar um posto de gasolina: passo a passo

Por Redação Azulis

O mercado de combustíveis pode ser rentável. Saiba como montar um posto de gasolina e ter um negócio bem-sucedido.

montar-um-posto-de-gasolina

O que acha de aprender como montar um posto de gasolina? Esse nicho de mercado pode envolver várias questões burocráticas, mas também tem alto potencial de lucratividade.

E não é difícil de entender a razão para isso, já que os carros são o meio de transporte mais utilizado no país. Em dez anos, a frota de veículos no Brasil cresceu 77%, com mais de 60 milhões de automóveis e quase 30 milhões de motos.

Por um lado, potenciais clientes não faltam. Por outro, para que o negócio dê certo, é importante ficar de olho nas particularidades do setor e organizar um planejamento completo.

Se você está na dúvida por onde começar, siga na leitura deste artigo e confira as dicas que preparamos sobre como montar um posto de gasolina de sucesso.

Acompanhe!

Descubra como montar um posto de gasolina

Nos últimos anos, o preço elevado dos combustíveis no Brasil virou assunto frequente. Mas será que essa realidade reduziu o consumo? Os números tranquilizam quem deseja aprender como montar um posto de gasolina no momento.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), houve um aumento de 2,89% nas vendas de combustíveis no mercado brasileiro em 2019, na comparação com o ano anterior.

Ou seja, mesmo diante do momento de crise econômica e de valores elevados na bomba, a tendência de consumo é crescente. E se você quer descobrir como montar um posto de gasolina, esse número pode servir de incentivo.

SAIBA+AZULIS: Gestão de clientes: o que é e como fazer

Montar um posto de gasolina é boa ideia?

O investimento em um posto de gasolina é alto, dificilmente inferior a R$ 500 mil. Um dos requisitos para adquirir um posto da rede BR, por exemplo, é ter capital próprio para investimento mínimo na abertura e gestão.

O valor, segundo a marca, vai depender da localização do terreno, que deve ser de 1 mil m² para postos urbanos e 5.000 m² para postos rodoviários. Ou seja, é preciso estar preparado financeiramente para iniciar um negócio como esse. Por outro lado, o retorno financeiro tende a ser rápido.

Mais um ponto a se considerar para definir se esse é um bom investimento, é o seu perfil como administrador. Um posto de combustível movimenta quantias elevadas de dinheiro, o que não é sinônimo de lucratividade sem uma gestão eficiente.

SAIBA+AZULIS: Gestão de estoque: softwares, planilhas e como fazer

Vantagens de montar um posto de gasolina

Como destacamos logo no início do texto, apenas entre automóveis e motos, são quase 100 milhões de veículos trafegando em nossas ruas e rodovias. E como eles precisam de combustível para isso, estamos falando de um produto básico amplamente utilizado.

Mas a grande demanda não é a única vantagem do negócio. Além disso, um posto de combustível pode diversificar a sua oferta de produtos, incluindo conveniência, restaurante e inúmeros serviços relacionados à higiene e à manutenção de automóveis.

Ou seja, não faltam clientes e nem fontes de renda no estabelecimento.

Pontos de atenção ao montar um posto de gasolina

Uma das principais dificuldades ao abrir um posto de combustível, além das cifras envolvidas, é a burocracia e os aspectos de legislação.

Você sabia que, para descobrir se é possível ou não construir um posto no seu terreno, é preciso gerar uma Certidão de Viabilidade? O documento é emitido pelo próprio município.

É preciso providenciar também o licenciamento ambiental, exigido para empresas que desempenhem atividades com riscos ao ecossistema, além do enquadramento às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Há ainda questões específicas de segurança do trabalho e a necessidade de seguir as regras da ANP, a Agência Nacional do Petróleo.

Como montar um posto de gasolina em 4 passos

Depois de considerar todos esses aspectos, é hora de aprender como montar um posto de gasolina. Para tanto, leve em conta aspectos que não podem ser deixados de lado por quem deseja um empreendimento de sucesso. Fique de olho nestes quatro passos:

1. Escolha entre uma rede ou “bandeira branca”

Redes como BR, Ipiranga, Shell e outras tantas representam a maioria dos postos brasileiros. Em geral, elas oferecem mais confiabilidade ao consumidor, mas o investimento também tende a ser maior.

Um dos motivos é que, ao escolher uma dessas bandeiras, você só pode vender combustíveis fornecidos por ela.

Já a chamada “bandeira branca” é aquela criada pelo próprio empreendedor, que tem liberdade para definir todos os detalhes da marca e pode negociar com diferentes fornecedores.

2. Defina o local

Para um posto de combustível, o local de operação é um dos itens mais importantes. É preciso pensar no fluxo de circulação de veículos, na concorrência já estabelecida e nos valores envolvidos para a compra do terreno.

Enquanto uma unidade construída em terreno urbano facilita a fidelização, aquela erguida em espaço rodoviário tende a alcançar um público mais diversificado e ter melhor rendimento na oferta de produtos e serviços associados, especialmente no caso de restaurantes.

3. Pense na diversificação de produtos e serviços

Você compra pão na conveniência, pega o remédio que estava faltando na farmácia e ainda aproveita para abastecer. Cada vez mais, os postos de combustível apostam da diversificação como uma forma de atrair o público e aumentar a lucratividade.

Aqui, o importante é entender o público da região e identificar demandas latentes que poderiam ser facilmente atendidas em pequenos nichos criados no espaço do posto.

4. Crie estratégias de fidelização

Diante da concorrência acirrada, manter um público cativo pode fazer toda a diferença. Um aspecto fundamental é mostrar a confiabilidade do combustível oferecido – o que pode representar para o consumidor um melhor aproveitamento na hora de rodar.

Outro ponto importante é criar promoções que levem o cliente a voltar. Enviar um SMS ou criar uma lista de transmissão no WhatsApp com preços promocionais e vantagens exclusivas é uma forma de fazer isso.

Quer mais uma dica para ver o seu posto de gasolina crescer? Conte com o suporte da Azulis para encontrar preços promocionais para produtos e serviços essenciais para o seu negócio. Acesse o nosso site e confira como a nossa plataforma ajuda você a se inspirar e vender mais!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!