Como montar uma hamburgueria de sucesso em 6 passos

Por Redação Azulis

Quer saber como montar uma hamburgueria? Descubra em nosso guia como conquistar clientes pelo estômago e lucrar com isso.

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Não é por acaso que você se interessa em aprender como montar uma hamburgueria de sucesso. Afinal, esse tipo de negócio é uma grande tendência do momento – e pode se revelar uma empresa promissora.

No entanto, diante de um mercado tão movimentado, o questionamento que realmente se impõe é: o que fazer para se destacar diante de tanta concorrência? A resposta para essa e outras perguntas você confere a partir de agora.

Além de destacar os passos para tirar seu projeto do papel, vamos trazer as vantagens de um negócio na área e os cuidados e desafios que você precisa observar.

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Por que aprender como montar uma hamburgueria?

Não é de hoje que as hamburguerias viraram uma febre no Brasil. Segundo levantamento feito pelo Instituto de Gastronomia (IGA), o setor cresceu 575% em 20 anos (1994-2014), só em São Paulo.

Além disso, segundo um levantamento recente feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento apresentou um faturamento bruto de mais de R$ 7 bilhões.

Todos esses números são indicativos de que o seu projeto de aprender como montar uma hamburgueria faz todo o sentido. Mas há, ainda, muito mais a saber a respeito.

Montar uma hamburgueria vale a pena?

Os números apontam que o mercado no setor está aquecido, mas será que montar uma hamburgueria é mesmo uma boa ideia? A resposta é: sim.

É claro que alguns fatores precisam ser levados em conta, como o modelo do negócio, os diferenciais oferecidos para não ser apenas mais um empreendimento frente a tantos outros, e por aí vai.

Vale lembrar que estamos falando de um alimento queridinho dos brasileiros. Portanto, se você tiver um produto de qualidade, campanhas de marketing e estratégias mercadológicas eficientes, terá grandes chances de atrair clientes.

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Quais são as vantagens de montar uma hamburgueria?

Para encorajar o seu sonho, separamos mais alguns benefícios e oportunidades ao montar uma hamburgueria:

  • O produto caiu no gosto dos brasileiros
  • Os custos de produção não são tão elevados quanto os de um restaurante com cardápio mais variado
  • Mesmo sendo um lanche, é muito mais nutritivo que os fast-foods
  • Não exige uma infraestrutura muito grande, vide os food trucks
  • Permite criatividade na escolha dos ingredientes, na criação e na montagem dos pratos.

Desafios e cuidados ao montar uma hamburgueria

Tal qual toda tendência de mercado, montar uma hamburgueria exige uma série de cuidados, como fugir da mesmice e oferecer algo diferenciado.

Abrir uma hamburgueria só porque está na moda, sem investir em um plano de negócio, pode ser um tiro no pé. Por isso, é importante pensar em diferenciais, definir um nicho para se investir e focar, principalmente, na experiência do cliente.

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Como montar uma hamburgueria: passo a passo

Depois de todo o aprendizado até aqui, conhecendo vantagens e pontos de atenção sobre o negócio, chegou a hora de colocar seu projeto a funcionar. Veja como montar uma hamburgueria de sucesso em poucos passos.

1. Escolha o seu modelo de negócio

Segundo o estudo já mencionado feito pela ABF, existem mais de 2.000 franquias de hamburguerias no Brasil. Mas esse é só um modelo de negócio. Você também pode optar por uma marca própria, com receitas exclusivas.

Além disso, você precisa definir qual vai ser o regime de funcionamento da empresa. Vai ser self-service, somente tele-entrega, serviço rápido tradicional, ou misto?

2. Valorize a cultura local

Uma maneira de buscar a diferenciação tão mencionada ao longo deste artigo é privilegiar ingredientes locais nos preparos e nas montagens dos hambúrgueres.

O Brasil é um país de dimensões continentais com muita cultura a ser explorada. O charque, no Sul, e os peixes de água doce, no Norte, por exemplo, podem servir de inspiração a pratos ousados.

3. Preste atenção na demanda

Um público que tem crescido bastante ultimamente são as pessoas que não comem carne nem produtos de origem animal. Nesse sentido, produzir hambúrgueres vegetarianos e veganos pode ser uma boa sacada.

Outra demanda existente é daqueles que têm restrições alimentares, como os intolerantes ao glúten, por exemplo. Nesse caso, apresentar opções de pães sem esse ingrediente também pode funcionar.

4. Faça um bom marketing

Diante de tanta concorrência, o smarketing (união entre marketing e vendas) assume um papel de ainda mais protagonismo. É claro que a qualidade do produto vai garantir a fidelização do cliente, mas, antes, os potenciais consumidores precisam conhecer o negócio.

E é justamente aí que entra a importância das campanhas publicitárias, da divulgação nas redes sociais e mídias tradicionais, e também da produção de conteúdo de interesse do público.

5. Avalie as opções do mercado

Como destacado na primeira dica, é fundamental pensar bem no modelo de negócio adotado. Nesse sentido, uma boa opção a ser analisada é o food truck de hambúrguer.

Além de economizar com os custos tendo uma equipe mais enxuta, e de não precisar ter uma sede fixa, você pode se deslocar por toda a cidade, cativando novos públicos, e participar de eventos e feira itinerantes. Uma oportunidade e tanto para divulgar a sua marca e o seu trabalho.

6. Busque uma consultora especializada

Na hora de montar uma hamburgueria ou qualquer outro negócio, não pense duas vezes: recorra a quem mais tem conhecimento sobre tendências no empreendedorismo.

Na Azulis, você conta com suporte especializado e as melhores dicas para escolher os serviços e os produtos essenciais para a sua empresa. Estamos falando de soluções personalizadas que ajudarão no seu processo de tomada de decisões.

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