Como montar uma loja virtual de roupas: passo a passo

Por Redação Azulis

Sonha em ter seu próprio e-commerce? Descubra, então, como montar uma loja virtual de roupas e veja dicas para se dar bem no ramo.

Como-montar-uma-loja-virtual-de-roupas

Com o boom dos e-commerces, saber como montar uma loja virtual de roupas se tornou uma possibilidade forte de negócio – o que não é difícil de entender.

Se a vida mudou a partir das novas tecnologias, era de se esperar que as relações de consumo também sofressem alterações. A praticidade de fazer compras sem sair de casa é um dos motivos que leva os empreendimentos digitais a fazerem tanto sucesso.

Será que esse é também um bom investimento para você? E como montar uma loja virtual de roupas que seja bem-sucedida? É sobre isso que vamos falar ao longo deste texto que traz todas as dicas para iniciar seu negócio.

Siga acompanhando!

Que tal descobrir como montar uma loja virtual de roupas?

Vários motivos podem levar um empreendedor a querer montar uma loja virtual de roupas. Um dos principais deles, sem dúvidas, é o crescimento constante do e-commerce no Brasil.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor deve crescer 18% em 2020 na comparação com o ano passado e, pela primeira vez, ultrapassar as cifras dos R$100 bilhões no país.

O levantamento ainda prevê um tíquete médio de compras no valor de R$ 310,00, cerca de 342 milhões de pedidos efetuados, e, aproximadamente, 68 milhões de consumidores.

E a melhor notícia que poderíamos dar é de que esse faturamento todo não se limita aos grandes estabelecimentos da internet. Ou seja, tem como montar uma loja virtual de roupas pequena e ainda ganhar dinheiro.

É uma boa ideia montar uma loja virtual de roupas?

Diante de um panorama tão favorável, investir na venda online de roupas parece ser uma boa ideia. É claro, no entanto, que outros pontos também merecem ser observados, como o modelo de negócio e a ampla concorrência.

Felizmente, esse segmento de mercado oferece múltiplas possibilidades. Além dos diferentes modelos (franquias, brechós e marca própria), também existem diversos nichos de públicos a serem explorados.

Ou seja, é possível criar uma loja virtual de roupas totalmente personalizada e que tenha a sua própria assinatura nela. Mais à frente, vamos trazer dicas nesse sentido.]

SAIBA+AZULIS: Ter uma loja online é preciso, segundo Luiza Trajano, presidente da Magazine Luiza

Vantagens de montar uma loja virtual de roupas

Para incentivar o seu sonho de montar um e-commerce de roupas, separamos mais algumas vantagens que você pode aproveitar com sua loja online:

  • A venda online acaba se tornando mais barata, pois não há custos com o aluguel de uma loja física nem com a contratação de atendentes
  • Funcionamento 24 horas
  • Alcance mais amplo de consumidores
  • Busca rápida e eficiente
  • Baixo custo de manutenção.

O que cuidar ao montar uma loja virtual de roupas?

Mesmo com tantos benefícios, montar uma loja virtual de roupas também exige atenção – como acontece em qualquer negócio.

Investir em uma plataforma que sustente um volume alto de tráfego sem travar, em um sistema mobile friendly (facilmente acessado por smartphones), em acessibilidade e ferramentas de pagamento confiáveis, por exemplo, são alguns cuidados básicos.

Some a isso todas as precauções com o serviço de entrega, de pós-venda, e, sobretudo, a dedicação total aos canais de atendimento ao cliente. Afinal, eles são a razão de o seu negócio existir.

SAIBA+AZULIS: Novo curso online do Sebrae ensina empreendedores a vender pela internet

Como montar uma loja virtual de roupas em 6 passos

Agora que você já conhece as vantagens e os cuidados desse negócio, saiba como montar uma loja virtual de roupas em 6 passos e ter sucesso.

1. Escolha o seu modelo de negócio

Existem inúmeras possibilidades de modelos de negócio quando o assunto é montar uma loja virtual de roupas.

Você pode optar por ser representante de alguma marca famosa e revender seus produtos em sua página. Também existe a opção de investir em uma marca própria e criar peças com a sua assinatura.

2. Defina um nicho de mercado

Da mesma forma que o e-commerce é uma área próspera, também está repleta de concorrentes. Por isso, na hora de montar a sua loja virtual de roupas, escolha um nicho promissor e pouco explorado.

Uma pesquisa de mercado pode ajudar a apontar uma tendência ou um público-alvo pouco atendido e que precisa de soluções personalizadas.

3. Cuide da operacionalização da loja

Caso você não tenha muito conhecimento na área de TI, vale a pena contratar uma equipe específica para operacionalizar o seu negócio.

Desde a programação do site, passando pela segurança da informação, até a colocação do empreendimento no ar, o trabalho desse pessoal será fundamental para gerar os resultados que tanto espera.

4. Desenvolva conteúdo

Junto com a sua loja, é interessante desenvolver estratégias de marketing digital que ajudem a alavancar as suas vendas.

A criação de um blog que dá dicas de moda ou aborda assuntos de interesse do seu público-alvo é uma boa sacada. Além disso, investir em perfis engajados nas redes sociais também pode funcionar.

5. Foque na experiência do cliente

Como em qualquer empreendimento, online ou não, a alma de um negócio são os seus consumidores. Por isso, o principal cuidado ao montar uma loja virtual de roupas é com a experiência do cliente.

Ofereça um atendimento diferenciado, com múltiplos canais de contato, e disponibilize promoções, bônus e cupons de descontos. Enfim, faça de tudo para garantir a fidelização do seu público.

6. Busque uma consultora especializada

Na hora de montar uma loja virtual de roupas ou qualquer outro negócio, não pense duas vezes: conte com quem mais domina o mundo do empreendedorismo.

Na Azulis, você conta com suporte especializado e as melhores dicas para escolher os serviços e os produtos essenciais para a sua empresa. Estamos falando de soluções personalizadas que ajudarão no seu processo de tomada de decisões.

Acesse nosso site, confira os conteúdos exclusivos disponíveis e tenha mais segurança na abertura e na administração do seu negócio.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!