Como montar uma papelaria e ter sucesso em 6 passos

Por Redação Azulis

Artigos de escritório e escolares são alguns dos itens desse negócio. Saiba como montar uma papelaria de sucesso.

Saber como montar uma papelaria é fundamental para quem deseja investir no segmento. Ainda que pareça um setor fora de moda, o mercado tem buscado inovações e se mantém firme e forte – até mesmo porque oferece itens essenciais para diferentes perfis de cliente.

É comum pensar que as papelarias só são importantes no início dos períodos letivos, quando é preciso comprar os materiais didáticos para os estudos. No entanto, o negócio vai muito além disso.

Muitos escritórios dependem de produtos que só se encontram em uma papelaria. E, quando falamos em escritório, inclua aí o home office de milhares de profissionais, sejam funcionários, liberais ou autônomos, adeptos desse modelo de trabalho.

Parece uma boa razão para aprender como montar uma papelaria? Temos muitas outras para destacar. Continue lendo este artigo para saber mais sobre esse empreendimento e conhecer dicas fundamentais para começar seu negócio.

O que acha de aprender como montar uma papelaria?

Não é de hoje que existem previsões de que os livros impressos vão acabar. Apesar disso, muitas pessoas ainda preferem a mídia física, mesmo com a chegada das versões digitais.

O mesmo, de certa forma, acontece com as papelarias. Muita gente decretou o fim desses estabelecimentos por conta do desenvolvimento de novas tecnologias. No entanto, eles continuam com suas portas abertas – um pouco repaginados, apenas.

Por isso, se o seu sonho é montar uma papelaria, não abra mão dele. O mercado é muito grande e tem espaço para todo mundo.

SAIBA+AZULIS: Como abrir uma empresa simples e bem-sucedida

Montar uma papelaria vale a pena?

Todo sonho vale a pena. Se o seu é abrir uma papelaria, não tenha medo de investir. Justamente por ser visto como um setor ultrapassado, alguns empreendedores estão preferindo abrir outros negócios, gerando uma oportunidade interessante de mercado.

Isso sem falar no leque de produtos e serviços que você pode oferecer em seu estabelecimento. Entre eles, cópias e impressões. Ou seja, o segredo é aumentar o rol de possibilidades e fugir do óbvio.

SAIBA+AZULIS: 5 filmes que todo empreendedor deveria assistir

As vantagens de montar uma papelaria

Para mostrar a você que investir em uma papelaria pode ser uma boa ideia, listamos algumas vantagens desse tipo de negócio:

  • Diversidade de produtos e serviços que podem ser oferecidos
  • Público-alvo variado, que pode ser desde pais com crianças na escola até executivos, profissionais liberais, pintores e artistas em geral
  • Alto faturamento em períodos sazonais específicos, como início do ano letivo
  • Possibilidade de criação de convênios com escolas, universidades, escritórios, editoras, fóruns, entre outros

Desafios e cuidados ao montar uma papelaria

Aprender como montar uma papelaria, assim como qualquer outro empreendimento, apresenta desafios e exige alguns cuidados. Talvez, o principal deles seja lidar com a sazonalidade.

Pensar em alternativas para movimentar o caixa em períodos de menor faturamento é uma medida obrigatória para que o negócio prospere. Um bom caminho pode ser diversificar o seu público-alvo e oferecer outros produtos e serviços para agradar essa clientela.

Para tanto, não há outro caminho a não ser estudar o mercado e identificar o que as pessoas querem e do que precisam que você pode oferecer.

Como montar uma papelaria: passo a passo

Decidido a empreender e interessado em descobrir como montar uma papelaria? Então, confira as dicas que preparamos para você. Tire seu negócio do papel com estes 6 passos:

1. Escolha bem a localização

Em poucos negócios, a localização é tão importante quanto em uma papelaria. Por isso, você tem que pensar muito bem onde instalar o seu estabelecimento para melhor atender o seu público-alvo.

Se você quer atender executivos e empresas, por exemplo, abrir uma loja próxima a um grande centro comercial é uma escolha inteligente.

2. Defina os produtos e serviços ofertados

Fuja um pouco do óbvio, sem deixar de lado os produtos e serviços tradicionais em uma papelaria. Portanto, além de oferecer materiais escolares e de escritório, serviço de impressão e xerox, também vale a pena investir em colecionáveis, brinquedos, artigos de pintura e trabalhos manuais e itens de informática, por exemplo.

Assim, você diversifica o seu público e, consequentemente, aumenta o seu faturamento.

3. Invista em diferenciais competitivos

Pense em um negócio que é mais do que apenas uma papelaria. Procure entregar outras opções para o seu consumidor – e alternativas não faltam.

Você pode realizar oficinas e saraus literários, cursos e exposições de pinturas, trabalhos manuais e artes em geral, além de eventos como noite de autógrafos, por exemplo.

4. Encontre formas de driblar a sazonalidade

Normalmente, os meses de dezembro, janeiro, junho e julho são os de maior faturamento das papelarias devido ao início do período letivo das escolas e faculdades. No entanto, um ano tem 12 meses, e é possível desenvolver estratégias para tentar equilibrar o faturamento e ter uma previsibilidade de recursos maior.

Datas comemorativas não faltam para isso. Invista em publicidade e faça campanhas também para o Dia das Mães ou para o Dia dos Namorados, por exemplo.

5. Crie convênios com instituições

Outra maneira de tentar driblar a sazonalidade é a criação de convênios com diferentes instituições. Os fóruns, por exemplo, lidam com grande quantidade de documentos impressos e, portanto, representam uma parceria interessante.

Mesmo escritórios menores são boas alternativas de contratos. Qualquer dinheiro que entrar a mais conta, e esses acordos garantem um faturamento mínimo mensal. Ou seja, a palavra-chave aqui é previsibilidade, o que é sempre fundamental para a manutenção de um negócio.

6. Conte com o suporte necessário

Para tomar decisões acertadas e fazer o seu negócio decolar, independentemente do setor, contar com a ajuda de especialistas é um ponto fundamental. Na Azulis, você vai encontrar todo o suporte necessário para selecionar os melhores produtos e serviços para a sua empresa.

Estamos falando de soluções e ferramentas personalizadas, que ajudarão a alçar o seu empreendimento a outro patamar. Acesse nosso blog, confira os conteúdos exclusivos e tenha segurança na administração do seu negócio.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!