Fazer entregas de bike: como começar essa jornada

Por Redação Azulis

Fazer entregas de bike é uma forma de ganhar agilidade e economia no serviço de delivery. Veja dicas para começar na modalidade.

Fazer-entregas-de-bike

Pensando em fazer entregas de bike? Essa é uma forma de ganhar agilidade no serviço de delivery e reduzir gastos. Em grandes cidades, é uma oportunidade de evitar o trânsito e aumentar a satisfação do cliente.

 Apesar das vantagens, esse meio de transporte requer cuidados extras em relação à segurança, desde o uso de lanternas e suporte para celular até a atenção com o entorno.

Neste guia, descubra as vantagens de fazer entregas de bike e dicas para garantir sua segurança e rapidez nas entregas. Acompanhe as dicas.

SAIBA+AZULIS: Delivery: o crescimento dos serviços de entrega no Brasil

Problemas com a maquininha?

Saiba como resolver neste guia! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Vale a pena fazer entregas de bike?

Ao observar as ruas da cidade, você já deve ter percebido que as entregas de bike são cada vez mais frequentes. Principalmente em grandes cidades como São Paulo, é comum que entregadores de aplicativos de delivery,como Uber Eats e Rappi, sejam vistos de bicicleta.

E há um motivo para isso: de modo geral, esse meio de transporte é vantajoso para fazer entregas. Além da economia que a bike proporciona, muitas vezes, ela representa um ganho de agilidade  — o que de quebra otimiza a satisfação do cliente ao receber seus produtos com rapidez.

Você pode fazer entregas de bike tanto para aplicativos quanto para a sua empresa, caso seja dono de um negócio. Apesar das vantagens, o uso desse meio de transporte requer alguns cuidados. É o que veremos nos tópicos a seguir.

SAIBA+AZULIS: Casal empreende em hamburgueria durante quarentena e vê futuro promissor

Vantagens de fazer entregas de bike

Avaliar os benefícios de fazer entregas de bike é essencial antes de ingressar na modalidade. A seguir, descubra quais são as principais vantagens:

Rapidez na entrega

Fazer entregas de bike permite maior rapidez porque, dessa forma, o entregador evita o engarrafamento intenso. Além disso, sobretudo em grandes cidades, há ciclovias por meio das quais é possível ser mais ágil do que carros e motos nas ruas.

Economia

Outra vantagem importante é a economia desse meio de transporte. A principal delas é a eliminação de gastos com combustível, ao contrário das entregas de moto. Além disso, os custos de manutenção de bicicletas e seguro são menores em relação a outros veículos.

Baixo investimento inicial

O investimento inicial para fazer entregas de bike é significativamente mais baixo. Além de ser um meio de transporte mais barato, há também a economia citada no tópico anterior. Para quem está começando, essa é uma vantagem importante.

Sustentabilidade

Também vale lembrar que, por não emitir poluentes, a bike é um meio de transporte sustentável que não afeta a natureza.

Prática de atividade física

Outra vantagem para o entregador é que andar de bike permite conciliar atividade física com trabalho. Ou seja: renda extra aliada à saúde.

Como fazer entregas de bike: 6 dicas para acelerar

Uma das principais preocupações de fazer entregas de bike é a segurança. Por isso, alguns cuidados são essenciais nessa hora:

1. Utilize itens de segurança

É essencial utilizar itens de segurança ao fazer entregas de bike. O capacete é item fundamental para você estar protegido em em caso de queda, mas ele precisa estar bem ajustado à cabeça e confortável no queixo.

Além disso, acople sinalizadores e lanternas à bike para que você seja visto por carros, sobretudo à noite. Também vale fazer as entregas uniformizado para que as pessoas saibam que você está trabalhando.

2. Adquira um suporte para celular

Outro cuidado imprescindível é usar um suporte para celular fixado  ao guidão da bicicleta. Dessa forma, evita segurar o smartphone para verificar o GPS, aumentando a segurança e o controle da bike. Verificar o trajeto previamente também é uma boa estratégia.

3. Confira a segurança da bike e dos equipamentos

Para fazer entregas, você precisa carregar uma caixa nas costas, como uma espécie de mochila. Nesse caso, garanta que as alças estejam em boas condições e que a caixa esteja presa à bicicleta. Além disso, reforce a segurança da bicicleta, verificando as correias e os pneus antes de sair às ruas.

4. Prefira ciclovias e fique atento ao entorno

As ciclovias são excelentes tanto para aumentar a segurança quanto para ganhar agilidade nas entregas. Por isso, sempre dê preferência a elas, tendo o cuidado para não esbarrar em outros ciclistas.

Além disso, esteja sempre atento ao seu entorno. Observe buracos no chão, carros com portas abertas e pedestres.

5. Vista-se conforme o clima

Não se esqueça de conferir a previsão do tempo diariamente antes de fazer entregas. Use vestimentas de acordo com o clima, como uma capa em dias de chuva, por exemplo.

6. Fique atento à legislação

Por fim, fique atento à legislação para ciclistas, garantindo que você trabalhe conforme as regras de trânsito.

Gostou deste conteúdo? Então acesse o site da Azulis e confira outros artigos sobre o assunto.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!