Ideias inovadoras para empresas: as 5 melhores

Por Redação Azulis

Quer ter um negócio para chamar de seu? Conheça algumas das melhores ideias inovadoras para empresas e abra a sua hoje mesmo.

Ideias inovadoras para empresas

Quando uma empresa passa a explorar novas possibilidades e a solucionar problemas de maneira prática e criativa, sem dúvida seus gestores tiveram uma ideia inovadora. Afinal, ideias como essa são criadas para atender a uma necessidade existente e fazem toda a diferença na vida dos clientes, sendo de grande importância para o negócio.

SAIBA+AZULIS: Google Meu Negócio: saiba como colocar sua empresa no mapa

Além de melhorar a vida dos consumidores e deixá-los mais felizes, uma ideia inovadora tem como características principais tornar o negócio mais engajado, atento à realidade do mercado e criar um círculo virtuoso de valor, uma vez que elas se espalham naturalmente e atendem a um desejo real dos clientes.

Que tal conhecer as melhores ideias inovadoras para empresas e ainda ficar por dentro de como começar um negócio marcado pela inovação? Acompanhe este post e confira!

5 ideias inovadoras para empresas

Encontrar ideias inovadoras não é nada fácil, certo? Se até os propósitos mais orgânicos precisam de muita organização para serem desenvolvidos, a inovação demanda bastante planejamento e tempo para ser concebida. Mas pode ficar tranquilo: separamos as melhores ideias para que sua empresa seja iniciada com bastante inovação. Acompanhe!

1. Crie uma lista de ideias

Quando você visualiza o seu processo criativo como um todo, fica muito mais fácil observar tudo de diferentes pontos de vista. Assim, crie uma lista com todas as suas ideias — sejam elas inovadoras ou não —, e mantenha-a sempre atualizada.

Para isso, vale utilizar uma planilha no Excel, um painel físico ou um simples bloquinho, o importante é estar confortável e ter um bom espaço para anotar as ideias que aparecerem na sua mente.

2. Participe de grupos do seu nicho de atuação nas redes sociais

Não dá para chegar até os clientes sem se comunicar com eles, não é mesmo? Por isso é tão importante manter uma comunicação ativa com os consumidores em potencial, fazendo parte de grupos nas redes sociais que integrem o seu nicho de mercado.

Essa é a melhor maneira de identificar problemas com seus produtos e quais necessidades precisam ser atendidas, uma vez que, nesses grupos, o público-alvo estará conversando entre si, e não diretamente com uma empresa, o que significa que as pessoas darão pistas do que realmente precisam.

3. Descubra o que seus concorrentes estão utilizando

Ficar de olho no consumidor é essencial, mas monitorar a concorrência é tão importante quanto. Dessa forma, você pode conhecer melhor os produtos que existem no mercado e identificar as necessidades dos clientes que não estão sendo atendidas, assim como possibilidades de melhoria.

Vamos pegar como exemplo a Netflix. Antes mesmo de se tornar um gigante do streaming, a empresa já inovava em suas ações: ao invés de seus clientes terem que ir até uma loja física para alugar um filme, prática comum entre seus concorrentes da época, a Netflix contava com um serviço de entrega. Um diferencial e tanto, não?

4. Fique atento aos vídeos mais populares do YouTube

Todos os dias, milhões de pessoas acessam o YouTube — e não é à toa que, por lá, você encontra uma variedade de conteúdos surpreendente, a qual acaba prevendo tendências de mercado. Por isso, é bom ficar atento ao site.

O YouTube também está repleto de influenciadores digitais, que são formadores de opinião capazes de movimentar seus seguidores para determinadas direções de consumo. Pois saiba que a opinião de um influenciador é muito importante hoje em dia, e pode ajudar bastante sua empresa.

5. Busque conteúdos em outras línguas

Você já deve ter percebido que algo que fica famoso em outro país chega rapidamente por aqui, certo? Isso acontece porque, no Brasil, há uma forte tendência de importar hábitos de consumo.

Se você ficar de olho em notícias internacionais, é possível encontrar uma ideia inovadora que possivelmente será uma tendência em pouco tempo. Assim, sua empresa pode adaptar essa ideia ao mercado brasileiro e sair à frente dos concorrentes.

SAIBA+AZULIS: Guia do MEI: tudo o que você precisa saber para ter sucesso no seu negócio

Outra prática vantajosa é se inspirar nos sites de outros países para melhorar os modelos de produção de conteúdo de sua empresa.

Como escolher qual negócio abrir

Depois de conhecer as melhores ideias inovadoras para empresas, algumas etapas são necessárias para descobrir qual tipo de negócio mais combina com você. Para isso, o primeiro passo é observar no que você é bom em fazer, atentando às suas vivências, habilidades e aptidões.

Em seguida, analise quais são os seus recursos e quais oportunidades pode aproveitar para alcançar seus objetivos. Não se esqueça de escolher a ideia inovadora que mais combina com o seu negócio e, por fim, analise o mercado para descobrir se o negócio é realmente viável, lucrativo e rentável.

Como começar uma empresa inovadora

Vamos colocar a mão na massa e trabalhar todas as suas ideias inovadoras para ganhar dinheiro? Saiba como iniciar um negócio de maneira adequada:

  • Defina o seu nicho de atuação, observando quem é seu público-alvo e o que eles esperam de sua empresa;
  • Defina a sua persona, que nada mais é do que um personagem fictício feito para explicar as características dos seus clientes;
  • Analise o que os seus concorrentes estão fazendo, pois apenas assim é possível se colocar à frente deles e se destacar no mercado;
  • Trabalhe o branding de sua marca, ou seja, a forma como o consumidor enxerga o seu negócio;
  • Crie um blog e marque presença na web;
  • Trabalhe com estratégias de marketing digital e invista em redes sociais.

Neste post, você conferiu as 5 melhores ideias inovadoras para empresa e as primeiras etapas para abrir o seu negócio. Dê o primeiro passo, utilize todas as dicas que conferiu aqui e corra em busca do sucesso!

Se você gostou deste post e quer conferir mais informações úteis para sua empresa, continue a sua visita em nosso blog e confira 5 coisas para fazer no seu negócio em 2020!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!