Conheça 7 pequenos negócios lucrativos para 2020

Por Redação Azulis

Em busca de pequenos negócios lucrativos para 2020? Confira nossa lista com ideias práticas e viáveis para o seu sucesso.

pequenos negócios lucrativos para 2020

Há alguns anos, o cenário brasileiro era considerado terrível para o mundo dos pequenos negócios, pois menos de 30% destes conseguiam se manter abertos por mais de 2 anos. No entanto, atualmente a realidade está mais animadora.

Segundo dados do Sebrae, nos últimos anos, a média geral de sobrevivência das empresas saltou para mais de 75%, ou seja, a conjuntura atual é muito favorável ao empreendedor, tornando os pequenos negócios lucrativos.

Tendo em vista esse panorama e levando em conta que 2020 já iniciou com um clima de otimismo (controle da inflação e queda nos juros), separamos abaixo os 7 pequenos negócios que serão tendência nessa nova década, tendo como base as novas inclinações do mercado consumidor.

7 pequenos negócios lucrativos

1. Artesanato e produtos personalizados

Segundo os últimos dados do IBGE, o Brasil possui em média 10 milhões de artesãos, que giram mais de 50 bilhões de reais por ano no país.

Os números não mentem, o mercado do artesanato e personalizados está em alta no Brasil. Por isso, use da sua criatividade e escolha um nicho atrativo e que tenha uma boa demanda (casamento, maternidade, presente, reciclados), e não se esqueça de usar as redes sociais para impulsionar o seu alcance.

SAIBA+AZULIS: 7 cursos sobre artesanato online e gratuitos

2. Alimentação Saudável

Segundo dados da agência Euromonitor, a busca por uma alimentação saudável vem crescendo muito no Brasil, sendo que esse setor movimenta cerca de 35 bilhões de reais por ano no país.

Além de ser um mercado promissor, o empreendedorismo voltado para a alimentação saudável não exige um grande capital inicial, mas exige capacitação culinária e um estudo aprofundado sobre o seu público alvo.

3. Aulas ou cursos online

Já ouviu aquele ditado: “conhecimento é poder”? Pois então, atualmente vivemos em um século que as pessoas compram conhecimentos específicos no mundo digital. Dessa forma, caso você possua conhecimento aprimorado em algum assunto e uma boa comunicação, saiba que você pode montar aulas ou cursos na internet.

Atualmente, existe uma série de portais específicos para esse tipo de mercado, em que você só precisa gravar o seu vídeo e lançá-lo para que outras pessoas possam vendê-lo.

4. Beleza e cosméticos

Segundo pesquisas realizadas pela Abihpec, a receita total dos fabricantes de produtos de beleza triplicou nos últimos 4 anos, sendo que esse setor gira em média 47 bilhões de reais por ano no país.

Em contrapartida, as grandes empresas desse mercado têm registrado queda em suas finanças. A explicação desse fenômeno está na emergência de novas pequenas empresas, que focam em públicos específicos e buscam um contato mais próximo com o cliente. Aposte nesse cenário e crie seu próprio negócio de beleza!

5. Coaching

Outro mercado que ganhou corpo no Brasil nos últimos anos foi o coaching, que consiste em uma espécie de treinamento, por meio de ferramentas que trazem resultados rápidos, em uma área que você possua mais aptidão (negócios, psicologia, administração).

Segundo publicação da Exame, nos últimos três anos, esse mercado movimentou cerca de 50 milhões de reais no país e, se seguir a tendência mundial, crescerá bastante nos próximos anos.

6. Alimentação vegetariana

Além da alimentação saudável (mercado alimentício que cresce bastante no país) o mercado de alimentos vegetarianos também é uma boa aposta para pequenas empresas.

A última pesquisa realizada pelo Ibope contabilizou cerca de 15,2 milhões de brasileiros que se declaram vegetarianos, ou seja, não consomem carne animal. Diante desse amplo mercado, pequenos negócios têm dado muito certo na atualidade.

7. Clube de assinatura

Os clubes de assinatura crescem cada vez mais no país, oferecendo mercadorias que vão desde livros colecionáveis até produtos voltados para animais de estimação.

Embora seja um mercado atraente para o ano de 2020, essa segmentação de negócio exige um pouco mais de planejamento e investimentos das pequenas empresas, mas, se realizado da forma correta, o retorno financeiro é muito alto, alavancando o seu negócio em pouco tempo.

SAIBA+AZULIS: Que negócio abrir em uma cidade pequena? Veja os melhores

Como gerir pequenos negócios lucrativos

Até aqui oferecemos muitas ideias de empreendimentos que estarão em alta em 2020, mas ideias por ideias não levarão você a lugar nenhum. Por isso, agora vamos dar algumas dicas de como planejar e gerir esses pequenos negócios para que eles saiam do papel e comecem a crescer.

Dica 1: Analise o modelo do negócio

Antes de escolher alguns desses pequenos negócios lucrativos, faça uma análise minuciosa acerca do que será necessário inicialmente, o valor a ser investido, se será necessária uma equipe, o mercado na região alvo, dentre outros fatores.

Para a realização dessa análise podemos utilizar algumas ferramentas, como:

  • Montagem de uma persona;
  • Fluxo de caixa;
  • Diagnóstico empresarial;
  • Pesquisa de concorrência.

Dica 2: Analise os objetivos desejados

Em posse dos dados da primeira análise, você e sua equipe devem focar nos objetivos do seu negócio, coloquem tudo no papel, busquem ideias de aprimoramento e, por fim, vejam se os seus objetivos se enquadram dentro do negócio analisado.

Isso é muito importante, pois pode acontecer de os resultados da análise do modelo do negócio ser muito favorável, no entanto, não atender às suas expectativas, criando problemas no futuro.

Dica 3: Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico será a base do seu negócio e, conforme este vai ganhando corpo, o planejamento vai se aprimorando para atender à sua demanda, ou seja, o planejamento estratégico não é algo estático, mas sim uma ferramenta que vai acompanhando e se adaptando a todos os estágios do seu empreendimento.

Por conta disso, a melhor opção é não pular etapas, faça o planejamento estratégico inicial do seu negócio levando em consideração todos os dados analisados anteriormente e, não menos importante, as suas questões pessoais (lazer, descanso, entre outros).

SAIBA+AZULIS: Guia do MEI: tudo o que você precisa saber para ter sucesso no seu negócio

Perspectiva de negócios lucrativos para 2020

Agora que você já sabe mais acerca dos pequenos negócios lucrativos que estarão em alta em 2020 e possui uma base de como gerir o seu, não perca tempo!

Esta nova década teve início com uma reviravolta positiva no cenário econômico brasileiro, como: juros mais baixos do que nunca, controle forte sobre a inflação, alta no comércio, aumento do consumo e outros acontecimentos que mostram o quanto o Brasil está crescendo este ano. Este é o momento ideal para arriscar montar o seu próprio negócio e buscar meios de alavancá-lo!

Este texto te ajudou a compreender melhor esse cenário empreendedor atual? Se sim, não deixe de conferir nossos outros textos sobre esse tema!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!