Programa de estoque: descubra os melhores softwares

Por Redação Azulis

Entenda como funciona o programa de estoque e descubra quatro das principais plataformas que você pode implementar na empresa.

Programa-de-estoque

Implementar um programa de estoque na empresa é uma forma de otimizar processos, eliminar o retrabalho e ganhar maior controle sobre a entrada e saída de mercadorias armazenadas. Sem ele, a gestão fica suscetível a erros na manipulação de dados, e, consequentemente, a uma tomada de decisão pouco eficaz.

De maneira geral, os sistemas disponíveis no mercado têm funcionalidades semelhantes e automatizam a gestão do estoque. Mas é importante mapear essas opções e testar antes de implementar de fato. Dessa forma, você garante que a plataforma funciona adequadamente para o seu negócio.

Quer conhecer as melhores opções de programa de estoque e os benefícios de usar um sistema como esse na sua empresa? Então, siga com a leitura.

O que é um programa de estoque

Programa de estoque é um sistema que automatiza o controle de estoque da empresa, garantindo maior segurança, rapidez e confiabilidade no processo. Por meio dele, é possível controlar a entrada e saída de itens do estoque e combinar a previsão de vendas com a compra de mercadorias de fornecedores.

Existem vários programas de estoque disponíveis no mercado, conforme veremos adiante. O ideal, então, é testar uma plataforma a fim de verificar se ela se adapta às necessidades do seu negócio.

SAIBA+AZULIS: Gestão do conhecimento e sua importância no longo prazo

Vantagens de usar um programa de estoque

Agora que você sabe o que é um programa de estoque, conheça as principais vantagens de adotar esse sistema no dia a dia da empresa:

1. Automatização

O benefício principal do programa de estoque é automatização da gestão. As funcionalidades podem variar conforme o sistema, mas, de modo geral, incluem controle de giro de estoque, atualização de inventário e controle de contas.

Quando esses processos são automatizados, a empresa tem uma redução significativa de erros e retrabalho. Além disso, não é necessário que os funcionários dediquem tempo para atualizar planilhas manualmente.

Ao mesmo tempo, quando os erros são eliminados, as informações ganham confiabilidade; e aí, fica mais fácil analisar relatórios gerenciais sem ficar suscetível a uma possível distorção.

2. Segurança

Além da confiabilidade de dados, o programa de estoque garante segurança para a gestão. Isso ocorre porque as informações são armazenadas no sistema (se for em nuvem, melhor ainda), e não em planilhas no computador. Com o programa, você também pode definir quais colaboradores têm acesso às funcionalidades por meio do gerenciamento de acessos.

3.  Otimização de estoque

Outra vantagem é que, com o controle preciso do estoque, é possível reduzir perdas para a empresa devido a roubos, má organização ou vencimento dos produtos. Em outras palavras, o sistema permite controlar o giro de estoque de maneira a evitar que a empresa fique com mercadoria parada  — o que significa, também, dinheiro parado.

4. Previsão de vendas

Com informações confiáveis e atualizadas pelo sistema, você pode fazer estimativas de vendas com maior precisão. Ao prever esses índices, também é possível avaliar a necessidade de comprar mercadorias de fornecedores com antecedência  — o que permite um tempo maior para negociar valores.

5. Integração de processos

O quinto benefício é que o programa de estoque possibilita integrar processos da empresa e melhorar a gestão. É possível, por exemplo, integrar o estoque com o setor de vendas e de compras da empresa, e com o inventário, de forma automatizada.

SAIBA+AZULIS: Gestão de vendas: estou fazendo certo?

4 dos melhores programas de estoque

Se você quer implementar um programa de estoque no negócio, o primeiro passo é mapear os sistemas disponíveis no mercado. Nos tópicos abaixo, descubra quatro das melhores opções:

1. Conta Azul

O sistema de controle de estoque da Conta Azul permite controlar o giro de estoque e inventário, fazer gestão de compras e emitir notas para transportadoras e fornecedores. Todas as funcionalidades são disponíveis online por meio de armazenamento em nuvem, o que gera segurança para as informações.

Outra funcionalidade é o alerta de estoque mínimo: sempre que um determinado item alcançar o seu mínimo no estoque, você é notificado para que faça a reposição.

2. eGestor

Outro programa de estoque é o do eGestor, que conta com uma interface intuitiva e armazenamento em nuvem. As funcionalidades incluem inventário de estoque, controle de produtos comprados e vendidos e integração com pedidos de venda, nota fiscal e financeiro da empresa.

3. Lexos

No programa de estoque da Lexos, é possível cadastrar produtos, imprimir etiquetas, controlar o inventário, ter acesso a relatórios no celular, fazer integração com e-commerce e gerenciar compras. Além disso, existe a possibilidade de cadastrar produtos em um banco de dados único que pode ser compartilhado com outras lojas da rede.

4. Sage Start

Com o programa de estoque da Sage Start, além das funções básicas da gestão, você tem acesso a recursos como cotação de compras, transferência entre almoxarifados, configuração de balanças e registro de produtos por validade.

Gostou do artigo? Então acesse o site da Azulis e confira outros conteúdos sobre o assunto.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!