Círculo Dourado: técnica mostra como ser um líder influente

Por Redação Azulis

Saiba mais sobre a metodologia do Círculo Dourado usada por grandes empresas para inspirar líderes e impulsionar inovação e vendas no negócio.

Círculo Dourado

A técnica Círculo Dourado foi desenvolvida pelo inglês Simon Sinek, autor do livro best seller “Starts With Why”. Ela mostra como o propósito é a grande chave para uma liderança influente e o sucesso do negócio.

Além de impulsionar as vendas, a metodologia, vista em estratégias de grandes empresas, também contribui para manter a equipe motivada.

Quer conhecer mais sobre essa técnica e como ela pode ajudar no seu negócio? Confira o artigo que preparamos para você!

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O que é o Círculo Dourado?

O termo foi criado em 2009 por Simon Sinek. O autor teve a curiosidade de analisar o porquê das pessoas não apenas comprarem os produtos que desejam, mas também porque se tornam fãs de determinada marca.

O resultado de seu estudo, depois de analisar diversas empresas, deu origem ao conceito do Círculo Dourado.

A análise de Sinek mostrou que, no ato de uma compra, não seria necessário apenas pedir para as pessoas comprarem ou induzir elas a isso, mas mostrar o porquê delas precisarem desse produto e inspirá-las a tomar uma ação.

O que as grandes empresas faziam: primeiro mostravam para o público as principais razões da compra, para depois apresentar o que o produto fazia e como funcionava. O propósito é a peça-chave de toda a estratégia de venda, então o foco deve ser total.

O autor

Simon Sinek já era uma referência no assunto empreendedorismo e essa relevância cresceu após uma palestra realizada em 2009 no TED Talk, no qual falava sobre como ter uma liderança inspiradora e a repercussão para o aumento das vendas.

É nesse vídeo que Sinek apresenta o conceito do Círculo Dourado.

Além disso, Sinek é autor de livros campeões de venda como “Encontre seu porquê” e é dono da empresa Start With Why. O autor já foi professor na Columbia University e também prestou consultoria para as gigantes Disney e Microsoft.

A técnica

A metodologia do Círculo Dourado consiste em três círculos, um dentro do outro.

  1. O círculo de fora é relacionado ao “o que você faz”, seja como pessoa física ou empresa;
  2. O círculo do meio é sobre “como é feita” determinada coisa: aqui você mostra o diferencial do seu negócio ou o seu como profissional;
  3. O menor círculo, que é o centro da metodologia, é o do “porquê você faz” e acredita naquilo.

Geralmente as pessoas e empresas se comunicam de fora para dentro, dando mais ênfase para o que é feito e, por último, ao propósito de tal.

O segredo é inverter essa lógica e usar o discurso de dentro para fora. Assim, o propósito é o mais importante e a consequência é o porquê de se fazer determinada coisa.

O objetivo

O autor mostra que o Círculo Dourado tem um objetivo simples: mostrar o valor do que está sendo vendido.

A intenção é apresentar o que está por trás daquilo que será comprado, direcionando os clientes para o que realmente importa e aproximando-os da fidelidade com a marca.

Outro ponto importante para ter sucesso nos negócios, como pontuado pelo próprio Sinek, é a importância da figura de um líder. Porém, um líder que saiba fazer o mesmo que é proposto aos clientes com o seu time.

É importante ter uma liderança que inspira e mantém a equipe motivada para seguir com inovações e fortalecer a empresa.

A metodologia do Círculo Dourado mostra exatamente como isso pode ser feito. Confira abaixo como aplicar a técnica no seu negócio e fazer as vendas decolarem.

Como a técnica do Círculo Dourado funciona na prática?

Depois de entender a metodologia, é hora de saber como aplicar a técnica do Círculo Dourado. Para exemplificar, vamos mostrar como duas grandes e reconhecidas empresas utilizam o método. Confira:

Apple

Todos nós sabemos que a Apple é uma das empresas queridinhas do público e que causa alvoroço a cada lançamento da marca. Por trás disso está a crença da companhia em pensar diferente e desafiar o status quo com produtos de design diferenciados.

Toda a comunicação da Apple remete a essa causa e não apenas ao processo de fabricação. Assim, eles motivam seus clientes a fazer parte dessa causa, criando um novo status para quem é dono de um dos produtos da marca.

Walt Disney

Outro grande exemplo é o da Disney. Walt Disney explicava o que queria para sua equipe de criação de uma forma diferente, pontuando a sensação que ele queria provocar na criança, qual era o propósito daquele material e os porquês de tudo.

Já sabemos como tudo terminou, certo? Com as animações mais conhecidas do mundo todo!

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Como é a aplicação do Círculo Dourado?

Visto os resultados em grandes empresas, é hora de saber como aplicar a metodologia do Círculo Dourado na sua vida.

Veja como se tornar um líder influente e inspiracional para sua equipe e alavancar as vendas do seu negócio:

No dia a dia

Como pessoa física, a metodologia do Círculo Dourado pode ser um balizador para pensar em seus objetivos e entender os propósitos de cada meta pessoal.

É dessa forma que você construirá um caminho com razões claras que te motivarão a seguir esse caminho.

Dessa maneira, você evita aquela pergunta no final de uma atividade: “o que me levou a  fazer isso?”. Ou até mesmo sentir que tenha gasto energia em algo que não fazia sentido para você.

No negócio

Como líder, é importante pensar em cada membro da sua equipe antes de determinar as atividades a serem feitas e analisar: por qual motivo essa pessoa irá fazer essa parte do projeto?

Adotando essa tática em seu discurso e compartilhando a resposta com a equipe, o profissional se sentirá motivado para a tarefa designada.

O mesmo raciocínio serve no momento de apresentar as metas da empresa ou projeto. Afinal, deve haver uma motivação que faça sentido para todos e que traga benefícios para o time, como agregar conhecimento, ampliar carreiras ou passar por um desafio.

O segredo é que os colaboradores sintam que os objetivos da empresa se refletem nos deles.

Gostou de conhecer mais sobre o Círculo Dourado? Quer saber mais sobre tipos de liderança e motivação no trabalho? Confira o conteúdo dos nossos posts sobre o tema, clicando aqui!

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