Como montar um bar e o que oferecer aos clientes

Por Redação Azulis

Comida, bebida e entretenimento são uma receita de sucesso. Saiba como montar um bar e realize seu sonho empreendedor.

Como-montar-um-bar

O seu sonho é aprender como montar um bar? Pois você não está sozinho: esse é um tipo de negócio que costuma agradar aos boêmios e tem um forte apelo popular.

No entanto, como todo empreendimento, ter um bar para chamar de seu também tem as suas oportunidades e desafios. Neste artigo, falaremos bastante sobre o tema, trazendo dicas para você abrir e administrar o seu estabelecimento com sucesso. Continue lendo e confira!

Que tal aprender como montar um bar?

Aprender como montar um bar pode ser a estratégia que melhor combina com você para empreender. Segundo uma pesquisa recente da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 31,7% dos brasileiros sonham em abrir um negócio próprio.

Entre aqueles empreendimentos que mais despertam emoções no imaginário das pessoas, certamente, o bar ocupa um lugar especial. Se você se identifica com esse cenário, talvez tenha chegado o momento de tirar o seu projeto do papel – e estamos aqui para ajudar.

É uma boa ideia montar um bar?

Ter o sonho de aprender como montar um bar, por si só, já é uma boa razão para investir nesse negócio. No entanto, existem outros motivos positivos para concretizar esse projeto.

Segundo levantamento feito pela Cielo, divulgado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor apresentou um crescimento de receita de 3,2% no primeiro trimestre de 2019.

Além disso, de acordo com o mais recente estudo divulgado pela Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), cerca de um terço da população nacional se alimenta fora de casa. Ou seja, estamos falando de um setor promissor, com abertura para ser explorado.

SAIBA+AZULIS: Como a gestão de estoque pode ajudar o seu negócio?

As vantagens de montar um bar

Viu como montar um bar pode ser um negócio de sucesso? Caso ainda esteja em dúvida, listamos mais algumas vantagens para você considerar:

  • É um nicho de mercado em crescimento
  • No Brasil, grande parte das comemorações e confraternizações são feitas em um bar
  • Existe uma variedade imensa de possibilidades de negócio
  • Faturamento regular, que pode ter picos tanto nos finais de semana quanto nos happy hours
  • Possibilidade de fazer entregas e expandir o atendimento.

SAIBA+AZULIS: Gestão de estoque: softwares, planilhas e como fazer

Principais cuidados ao montar um bar

É claro que nem só de vantagens se resume um negócio. Na hora de montar um bar, você também vai ter que tomar alguns cuidados para garantir o faturamento e não perder clientes.

Oferecer um bom atendimento, cuidar da temperatura das bebidas, prezar pela qualidade dos ingredientes e dos preparos dos petiscos e pratos, conservar os produtos perecíveis e seguir as determinações da vigilância sanitária estão entre os principais pontos de atenção.

Essas responsabilidades são comuns a qualquer estabelecimento que lide com esse tipo de serviço, e não há como montar um bar sem respeitar todas elas.

Como montar um bar em 6 passos

Animado com a ideia de ter o seu bar? Então, tire o seu projeto do papel ao seguir estes 6 passos:

1. Fique de olho na legislação

A legislação para abertura de bares e restaurantes é repleta de especificidades, trazendo normativas que valem a sua atenção.

Elas vão desde a obrigatoriedade de servir água filtrada aos clientes, passando pela disposição ideal de cozinhas e copas, até o respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente e também aos direitos autorais dos músicos do Brasil.

Por isso, vale a pena fazer uma boa pesquisa sobre o assunto para não correr riscos de agir ilegalmente por falta de conhecimento.

2. Escolha um nicho de mercado

Conforme mencionado, abrir um bar oferece diferentes possibilidades de negócio. Você pode apostar em um estabelecimento temático, por exemplo, com decoração e atrações voltadas para o assunto escolhido.

Além disso, é fundamental pensar em um nicho de mercado pouco explorado para que você tenha um diferencial competitivo frente à concorrência.

3. Invista em uma marca própria

Outra dica importante é customizar bebidas. Tenha a sua própria carta de drinques autorais. Ela pode, inclusive, ser inspirada no tema do bar.

Caso você tenha um pouco mais de folga no seu capital, também vale a pena investir em uma marca de cerveja própria e disponibilizá-la em torneiras exclusivas.

4. Ofereça um serviço de delivery

Operacionalizar um serviço de tele-entrega não é fácil, mas traz excelentes resultados. Ainda que muita gente prefira sair para jantar fora ou beber um chopp com os amigos, também existem clientes que gostam mais do conforto das suas casas.

Nesse caso, certifique-se de que a qualidade do produto se mantenha, não deixando a desejar em relação à experiência local.

5. Monte uma equipe alinhada à proposta

Como já destacado, o atendimento é um ponto crucial na montagem de um bar. Como há um contato direto com os clientes, é fundamental que a equipe não seja apenas atenciosa e educada, mas também esteja alinhada à proposta do estabelecimento.

O público quer sentir a identidade dos funcionários com a marca e, sobretudo, o conhecimento que os profissionais carregam, como para dar aquela dica de qual cerveja combina com qual petisco, por exemplo.

6. Busque suporte especializado

Para finalizar, conhecimento nunca é demais, sobretudo quando as informações vêm de quem é especialista no assunto. Na hora de aprender como montar um bar, ou qualquer outro negócio, conte com a Azulis.

Com a nossa plataforma, você tem todo o suporte necessário para encontrar os melhores produtos e serviços para a sua empresa. Estamos falando de soluções e ferramentas personalizadas, que ajudarão no seu processo de tomada de decisões.

Acesse nosso site, confira os conteúdos exclusivos disponíveis e tenha mais conforto e segurança na abertura e na administração do seu negócio.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!