Como montar uma sorveteria em 7 passos

Por Redação Azulis

Quer conquistar clientes com um tradicional gelato? Veja como montar uma sorveteria e confira dicas para ter sucesso nesse negócio.

Como-montar-uma-sorveteria

Se você quer saber como montar uma sorveteria, está no lugar certo. Neste artigo, vamos apresentar as melhores dicas para quem busca investir nesse tipo de negócio.

Ainda que seja um empreendimento tradicional, vale dizer que uma sorveteria está em constante transformação. Já tivemos a febre das paletas mexicanas, depois vieram os sorvetes na chapa e agora a moda são os sabores vegetarianos, veganos e para quem tem restrições alimentares, como os intolerantes ao glúten e à lactose, por exemplo.

Seja para seguir uma tendência de mercado ou para trabalhar com uma paixão, abrir uma sorveteria pode ser um grande sucesso. Continue lendo para saber mais sobre o assunto!

Por que aprender como montar uma sorveteria?

Não é difícil responder por que é uma boa ideia aprender como montar uma sorveteria. Em primeiro lugar, o brasileiro adora sorvete. Talvez o fato de vivermos em um país tropical, onde faz calor a maior parte do tempo, ajude nessa paixão toda.

Só para se ter uma ideia, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), em 2019, foram consumidos no país 1.107 milhões de litros do produto, o que dá uma média de 5,29 litros por pessoa.

Além disso, o setor apresenta crescimento constante – o consumo teve alta pelo terceiro ano consecutivo. Boas notícias, não é mesmo? Mas as razões para aprender como montar uma sorveteria não acabam aí.

Vantagens de montar uma sorveteria

Veja os principais motivos para apostar nesse segmento:

  • Todo mundo adora um sorvete, o que torna o negócio bastante popular.
  • É um tipo de empresa para começar com baixo investimento
  • A operação é simples e não exige conhecimento ou maquinário avançado.
  • Faz calor o ano inteiro em quase todo o Brasil, o que é ótimo para vender sorvete.
  • Há liberdade para testar sabores e encantar seus clientes.

SAIBA+AZULIS: 8 principais tipos de empreendedorismo: conheça e saiba identificar o seu

Montar uma sorveteria vale a pena?

Os números positivos e os benefícios apresentados atestam que, sim, vale a pena montar uma sorveteria no Brasil. Mas esses não são os únicos dados que podem motivá-lo a investir no segmento.

O setor de sorvetes e gelatos também é altamente rentável. De acordo com a mesma pesquisa feita pela ABIS, só em 2019, o faturamento foi superior a R$ 13 bilhões.

SAIBA+AZULIS: Como abrir uma empresa simples e bem-sucedida

Pontos de atenção ao montar uma sorveteria

Assim como qualquer negócio, montar uma sorveteria exige atenção a determinados pontos. O primeiro deles é uma certa saturação do setor. A ABIS afirma que há cerca de 10 mil empresas relacionadas com a indústria de sorvetes e gelatos, sendo que 92% desses negócios são de micro e pequeno porte.

Outra questão a ser observada é a sazonalidade do produto. Ainda que faça calor em boa parte do ano na maioria das regiões, existem estados com inverno mais rigoroso, o que pode fazer com que, naturalmente, o consumo diminua.

Portanto, é interessante analisar bem onde instalar a sua sorveteria e ter alternativas para os períodos de baixa procura.

Como montar uma sorveteria em 7 passos

Agora que você já conhece um pouco mais das vantagens e dos cuidados necessários, separamos 7 dicas para iniciar o seu negócio. Confira como montar uma sorveteria de sucesso!

1. Considere os diferentes modelos de negócio

Você pode montar a sua própria marca de sorvetes, com receitas caseiras e próprias, ou investir em um modelo de franquia. Existem diversas sorveterias famosas mundo afora, que podem valer a aposta.

2. Avalie a localização do seu estabelecimento

Segundo a ABIS, a região Sudeste é responsável por 52% do consumo de sorvete no Brasil, muito impulsionada pelas altas temperaturas, o elevado contingente populacional e o clima litorâneo de algumas cidades.

Investir nessa área é certeza de clientes, mas também de muita concorrência. Talvez instalar o seu estabelecimento no Nordeste, responsável por 19% do consumo de gelatos no país e com o predomínio do calor, pode ser uma boa pedida.

3. Pense em diferenciais para superar a sazonalidade

Abrir uma sorveteria na Serra Gaúcha ou no interior do Paraná, onde faz frio no inverno, é um desafio a mais. Afinal, o sorvete é um produto tropical muito associado ao verão.

Nesses casos em que a sazonalidade pode atrapalhar os negócios, pensar em diferenciais é a solução. Vender outros produtos, como açaí, ou oferecer caldas quentes são algumas opções interessantes.

4. Ofereça alternativas aos variados públicos

A demanda por produtos vegetarianos, veganos e para aqueles que têm restrições alimentares aumentou. E isso se percebe também no ramo dos sorvetes e gelatos. Assim, pensar em receitas alternativas para esses públicos pode ser uma ótima aposta para o seu negócio.

5. Valorize a força e a cultura local

A identidade é outro elemento que deve ser valorizado em sua sorveteria. Se existem alguns produtos típicos na região em que o seu estabelecimento está instalado, procure usá-los nas receitas dos sabores.

6. Tenha um conceito

Seguindo a linha das hamburguerias gourmets, pode ser uma boa ideia investir nesse conceito em sua sorveteria. A linha premium preza por ingredientes de qualidade, diferentes dos produtos encontrados nas gôndolas dos supermercados, por exemplo.

Outra essência que pega muito bem é a ideia de uma produção artesanal, na qual há preocupação com o sabor e os nutrientes do alimento. Quanto menos industrializado, neste caso, melhor.

7. Invista em conhecimento

Na hora de montar uma sorveteria ou qualquer outro negócio, você precisa recorrer a quem é especialista no assunto. Na Azulis, você vai encontrar todo o suporte necessário para selecionar os melhores produtos e serviços para a sua empresa.

Estamos falando de soluções e ferramentas personalizadas, que ajudarão no seu processo de tomada de decisões. Acesse nosso site, confira os conteúdos exclusivos e tenha mais segurança ao abrir o seu negócio.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!