Como montar uma barbearia para começar a empreender

Por Redação Azulis

Pensando em começar a empreender? Nós ajudamos! Descubra agora mesmo os segredos e potenciais de como montar uma barbearia de sucesso!

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Para você que pretende ser um empreendedor, já pensou em como abrir uma barbearia?

É notável o aumento da demanda do público masculino por locais especializados em cuidados com a aparência, o que vem colocando cada vez mais esse serviço na rotina da maioria dos homens modernos – e mais barbearias vêm sendo empreendidas, claro.

Conheça agora mesmo as tendências desse segmento e saiba como montar uma barbearia para entrar nesse nicho de sucesso.

Como montar uma barbearia: conheça esse mercado

De acordo com uma pesquisa da consultoria Croma Solutions, os homens vêm mudando seu comportamento em relação aos cuidados com a beleza nos últimos anos. A pesquisa mostrou que, se antes eles consideravam esses cuidados como coisa de mulher, hoje 63% dos homens pensam o contrário.

O estudo foi realizado entre homens de todo o país com idades entre 18 e 50 anos ou mais, das classes ABC, e mostrou que, quanto mais jovem, maior o interesse pelo tema beleza. E 40% dos entrevistados afirmaram que já usaram e vão continuar usando produtos para barba nos próximos 12 meses.

Essa tendência coloca o Brasil em  2º lugar na venda de produtos masculinos no varejo e cria uma nova demanda no mercado da beleza masculina: atender um público jovem e diferenciado, que não quer apenas entrar em um salão e cortar o cabelo e fazer a barba, mas também viver uma experiência enquanto cuida do visual.

Por isso, uma barbearia moderna que quer atender esse nicho deve ir além dos serviços básicos oferecidos pelos salões de bairro ou mesmo pelos grandes salões.

Mas, então, como montar uma barbearia no formato certo para ter sucesso? Vamos conhecer alguns exemplos.

Novos conceitos

Pensando em atender um público moderno e diversificado, as barbearias apostam nos mais diversos estilos e modelos de negócio, desde a estrutura até a oferta de serviços.

Seguindo a tendência do conceito das barber shops, muitos empreendedores no ramo apostam em uma decoração mais retrô e oferecem muito além do serviço básico de cabelo e barba: criam diversos ambientes. Alguns apostam em espaços de confraternização, com exibição de jogos, mesas de sinuca, degustação de cervejas ou café e até estúdios de tatuagem.

Independentemente do porte ou estilo, o consenso de como montar uma barbearia é para que o cliente se identifique com o local, sinta-se acolhido e fique satisfeito com os serviços, principalmente com a barba e o cabelo.

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Entenda o perfil do cliente

No ramo dos serviços, para empreender com sucesso é preciso pesquisar e entender bem qual é o seu público, suas preferências e suas principais demandas.

Para montar uma barbearia não seria diferente. Seu foco será no público masculino, mas qual o perfil exato desse cliente? Mais jovem, mais velho, qual o poder aquisitivo?

Como vimos, uma barbearia estilo barber shop costuma atender um público mais jovem e despojado, mas dependendo da região do seu ponto comercial, esse público pode variar.

Portanto, a definição do seu público-alvo influencia diretamente na escolha da localização, tamanho e estilo da sua barbearia e vice-versa, como veremos em seguida. 

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Capriche no local

O local onde você irá montar sua barbearia determinará desde o tamanho, estilo e público, até os horários de funcionamento do seu negócio.

Estude bem as regiões possíveis e prefira zonas comerciais, com bastante fluxo de pessoas. Assim, você aumenta a chance de conquistar clientes que estejam passando pelo local, estejam no trabalho – ou saindo dele, e podem aproveitar para entrar e cuidar do visual.

Se for apostar em bairros residenciais, opte por vias de fácil acesso ou avenidas e busque locais próximos de pontos de ônibus ou metrô.

Concorrência e diferenciais

Antes de definir o ponto comercial, não esqueça de analisar a concorrência no entorno. Lembre-se que esse é um nicho que está em alta e muitas barbearias podem surgir na sua rua em poucos meses.

Invista em um estilo próprio, pesquise seus concorrentes e crie diferenciais. Considerando sempre as preferências do seu público, ofereça novos serviços, como vendas de produtos relacionados ao segmento, dê uma repaginada na decoração das cadeiras e espelhos, ou crie novos ambientes, por exemplo.

Estrutura e equipamentos

O porte e estilo da sua barbearia irão determinar a estrutura, tipos e quantidade de equipamentos que você deve considerar para abrir o negócio, mas um estabelecimento pequeno ou médio deve ter:

  • balcão para recepção e caixa
  • espelhos fixos e manuais
  • cadeiras hidráulicas
  • lavatórios
  • avental e capas para clientes
  • borrifador de água
  • pente modelador
  • navalhete
  • tesoura
  • máquina de corte
  • cremes e cosméticos
  • carrinho auxiliar
  • bancada
  • sofás, poltronas ou cadeiras na sala de espera
  • itens para sala de espera: revistas, televisão, som ambiente, wi-fi, bebedouro, minibar
  • ar condicionado
  • produtos e acessórios de limpeza
  • banheiros
  • área administrativa

Quanto mais sofisticado o ambiente, outros itens podem entrar na lista, como vitrines, gôndolas, mesas, entre outros.

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Não esqueça o planejamento

Não há como montar uma barbearia bem sucedida sem antes ter um bom plano de negócios.  Para começar, você pode utilizar ferramentas básicas como Canvas ou outros métodos de facilitação de gestão.

O importante é que você considere todos os aspectos do empreendimento: seu modelo, público, porte, suas potencialidades, fragilidades, investimentos e retorno.

Calcule custos e investimentos

Um dos principais erros dos empreendedores é não prever todas as despesas do negócio antes de começar a investir nele, o que pode trazer surpresas desagradáveis tarde demais.

Para montar uma barbearia pequena ou média, a projeção de investimento inicial varia entre R$ 12 a R$ 50 mil, considerando aluguel mensal, reformas do imóvel, decoração, contratação de um funcionário e capital de giro.

Também é importante considerar as despesas com marketing, item importante para atrair e fidelizar clientes, acelerando o retorno do investimento. Não se esqueça ainda de colocar na ponta do lápis os gastos com contabilidade, como abertura da empresa e tributos.

Burocracias para abertura da empresa

Abrir um negócio sempre envolve um pouco de burocracia, e não seria diferente com uma barbearia.

Para começar, você precisa registrar uma empresa na Junta Comercial e obter o CNPJ na Receita Federal. Depois, solicite na Prefeitura o alvará de funcionamento do local, assim como a autorização dos Bombeiros e Vigilância Sanitária. 

Para não se perder entre a documentação, prazos e processos, o mais indicado é que procure um contador para realizar a abertura e acompanhamentos necessários. Afinal, você já estará lidando com todas as demais responsabilidades e planejamentos do negócio.

Tirou suas dúvidas sobre como montar uma barbearia? Então conheça aqui outras dicas sobre como abrir e fazer um bom plano de negócios.

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