Consultoria de vendas: descubra como montar a sua

Por Redação Azulis

Quer montar uma consultoria de vendas? Conheça as etapas do planejamento e dicas para divulgar bem o seu negócio.

Quer montar uma consultoria de vendas, mas não sabe como dar os primeiros passos? Tudo começa com o planejamento do negócio para, de fato, ingressar no mercado. Aliado a isso, é necessário montar uma estratégia de divulgação para conquistar os clientes iniciais.

Parece muito difícil? Não precisa ser. Com boa dose de organização e planejamento, dá para abrir a sua consultoria sem dores de cabeça. Algumas ferramentas são essenciais nessa hora, como o plano de negócios, o estudo de mercado e o marketing digital, por exemplo.

Para ajudar na tarefa, preparamos este guia com as melhores dicas para você se tornar um empreendedor na área  — e uma verdadeira referência em vendas. Confira.

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O que é uma consultoria de vendas

Consultoria de vendas é uma empresa dedicada a dar suporte a outros negócios e a profissionais no desenvolvimento de estratégias para aumentar os índices de vendas. Para isso, a consultoria conta com especialistas no assunto, que possuem conhecimento técnico e know-how de mercado para orientar clientes.

Entre as atribuições de uma consultoria de vendas, destacam-se:

  • Fazer diagnósticos do setor de vendas;
  • Propor estratégias com métodos assertivos;
  • Identificar falhas no processo de vendas;
  • Otimizar o processo de vendas;
  • Analisar dados do setor para tomar decisões;
  • Dar suporte a gestores e equipes de vendas.

De modo geral, todas essas funções são voltadas a um objetivo central: alavancar resultados a partir de uma alta performance em vendas. Por isso, em uma consultoria de vendas, o consultor atua de forma estratégica, com um olhar analítico para propor soluções e ajudar na tomada de decisão.

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Como montar uma consultoria de vendas

Para montar uma consultoria de vendas, é necessário fazer um planejamento sólido. A seguir, confira os principais passos para ter sucesso nessa hora.

1. Monte um plano de negócio

O plano de negócio é uma ferramenta indispensável na abertura de qualquer negócio. Nele, você deve estruturar os objetivos da consultoria, organizar o seu funcionamento e identificar se a ideia é viável.

Detalhe também o perfil de clientes, o serviço que será oferecido, seus concorrentes, oportunidades e ameaças do mercado. Não deixe esse documento de lado: é nesse momento que você poderá errar no papel, e não na prática.

2. Defina um nicho

Bem, você já sabe que deseja atuar com vendas. Mas aqui a dica é ir além: definir um nicho específico do mercado.

Por exemplo, você pode optar por ser um consultor de empresas que vendem produtos B2B na área de tecnologia. Ou ainda pode atuar com representantes comerciais no varejo. São diversas as opções.

3. Estude o mercado

Outro passo importante é diagnosticar o mercado antes de ingressar nele. Busque dados, analise concorrentes, identifique as dores do consumidor e avalie se existe demanda para o serviço que você vai oferecer.

4. Defina os preços

Em um artigo para a revista The Balance, Dana Anspach, CEO da empresa Sensible Money, diz que é preciso considerar uma série de fatores ao definir os preços que você vai cobrar pela consultoria. São eles:

  • O padrão do setor;
  • Quanto tempo você espera investir em um conjunto de tarefas;
  • O que você precisa ganhar para manter a consultoria e gerar receita;
  • Os custos que você possui e que de outra forma seriam cobertos por um empregador, como seguro de saúde ou aposentadoria;
  • Sua experiência e conhecimento.

5. Cuide das finanças do negócio

Uma etapa fundamental da criação de uma consultoria de vendas é a gestão financeira. Avalie os recursos financeiros necessários para abrir o negócio e dê atenção especial para o orçamento e fluxo de caixa para o seu novo negócio.

Entre as recomendações, estas são essenciais: controle as entradas e saídas do orçamento, não misture contas da empresa com as contas pessoais e adote um sistema de gestão para otimizar o processo.

Como divulgar sua consultoria de vendas

Nos tópicos abaixo, selecionamos as melhores estratégias para divulgar a consultoria de vendas e, assim, atrair clientes. Acompanhe:

1. Crie uma conta no LinkedIn

O LinkedIn, rede social voltada a conexões profissionais, é uma ferramenta potente para mostrar o seu trabalho e experiências, criar conteúdos e prospectar novos clientes. Por isso, não deixe de criar um perfil para a sua consultoria e, de preferência, escreva artigos de qualidade para se tornar uma referência na área.

2. Defina o seu público-alvo

Ter uma definição clara sobre o público que você deseja alcançar é fundamental para traçar uma estratégia de divulgação. Aqui, a ideia é criar uma persona: uma pessoa fictícia que representa as características, necessidades, dores e desejos do seu público-alvo, para que a estratégia seja mais assertiva.

3. Aposte no marketing digital

Quando falamos em divulgação, o marketing digital não pode ficar de fora. Mapeie as redes sociais em que seu público está presente e crie postagens com frequência  — mas sem deixar a qualidade de lado.

Invista em um site com blog para escrever artigos e lance mão de ferramentas como landing pages para gerar leads, webinars e até mesmo cursos online para atrair pessoas por meio de marketing de conteúdo.

4. Faça networking

Por fim, não deixe de fazer networking. Participe de eventos, seminários e palestras na área para conhecer outros profissionais. Além de divulgar a sua consultoria, criar uma rede de relacionamentos é uma forma de se conectar com potenciais parceiros de negócios.

Agora, com essas dicas em mente, é hora de colocá-las em prática. Se você gostou deste conteúdo, não perca as outras dicas em nosso site!

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